* Por Vera Golik *

Para complementar a rotina diária de limpeza, hidratação e proteção, as máscaras faciais são muito importantes. Separamos algumas máscaras especiais que ajudam na missão de recuperar a beleza e saúde de cada tipo de pele. Saiba como esses escudos protetores funcionam, a maneira certa de usar e qual a melhor escolha para sua pele. Aproveite: se dê esse momento de cuidado e puro prazer! Você merece!!

Vá de máscara! Renove a sua pele

Verdade: cuidar bem do nosso rosto é mais que vaidade, é uma prova de amor próprio. Mas você pode estar se perguntando: ‘porque usar também uma máscara facial se eu já uso um hidratante ou um creme específico para cuidar da minha pele?’ Segundo os especialistas, as máscaras são mais potentes e funcionam como verdadeiros tratamentos de choque. “São concentrados de ativos que proporcionam resultados rápidos em uma única aplicação”, explica Maya Hanna Maalouf, especialista da Anna Pegova.

“Esse tipo de produto age por oclusão, ou seja, cobre toda a superfície da pele e os poros. São excelentes quando queremos uma ação de limpeza profunda ou uma melhora da hidratação da pele por retenção de água na derme, por exemplo”, diz a dermatologista Luciana Conrado.

Para conseguir esses e outros efeitos, este tipo de produto tem uma formulação e textura muito especiais. “Como tem que aderir a pele e formar uma camada mais grossa, a máscara costuma ter agentes espessantes em maior quantidade e também princípios ativos diferenciados, capazes de ultrapassar a camada do produto e agir de forma rápida e eficiente sobre a pele”, explica a cosmetóloga Sonia Corazza.

Quando usar?

Depende do resultado esperado e do tipo de pele. O recomendado, em geral, é que uma pele mais envelhecida, ressecada, mais afetada por fatores externos e internos, use uma boa máscara hidratante com ingredientes nutrientes, duas vezes por semana, até conquistar o equilíbrio e passar a aplicar o produto uma vez por semana para que se mantenha bem. Já uma pele oleosa costuma pedir uma máscara de controle dessa oleosidade excessiva uma vez por semana. E uma pele jovem ou normal, pode usar uma máscara de limpeza ou de hidratação a cada quinze dias, dependendo de sua condição. Para saber qual a rotina certa e a melhor máscara para o seu caso, o ideal é sempre primeiro consultar um dermatologista. “Com o diagnóstico correto sobre o seu tipo e condição de pele é possível determinar o que é indicado ou não para o seu caso”, explica a Dra. Luciana Conrado.

Será que existe diferença da máscara aplicada em casa ou por um especialista? “Em geral, as boas máscaras dermocosméticas de uso em casa são tão efetivas quanto as aplicadas por esteticistas”, diz Maya Maalouf. “As principais diferenças estão na preparação da pele e na concentração de ingredientes. Um não exclui o outro e podem ser, sim, complementares”, continua a especialista.


Mais dicas:

••• A máscara é um tratamento complementar. Por isso, não substitui sua rotina diária de cuidados com a pele. “Seja qual for a máscara escolhida é importante aplicar sempre sobre a pele limpa e tonificada”, diz Maya Maalouf.

••• Remova os produtos de uso diário e espalhe a máscara, mantendo-a no rosto durante o tempo indicado pelo fabricante. Esse tempo irá depender muito da formulação e do resultado esperado. Em geral, costuma levar entre 15 a 20 minutos, sendo que existem as máscaras que agem mais rapidamente (de 3 a 5 minutos) e também as de ação prolongada, como é o caso das que atuam durante o sono. O ideal é reservar um momento em que você possa relaxar deixando o produto agir.

••• Siga as instruções da sua máscara, mas em geral, deve ser aplicada uma camada generosa do produto, evitando as regiões dos olhos, boca, sobrancelhas e raiz dos cabelos.

••• Ao final, caso a máscara seja de película removível, puxe-a com delicadeza a partir de uma das extremidades.

••• Se a que a que você escolheu foi feita para enxaguar, use água fria ou morna para retirá-la e seque o rosto sem esfregar.

••• As feitas para esfoliar, podem ser removidas em movimentos circulares, aumentando o efeito dos ingredientes que removem impurezas da superfície da pele .

••• Após remover o produto, em alguns casos, como nas de limpeza, por exemplo, pode ser indicado o uso do seu hidratante de costume e também o filtro solar. Siga as instruções do fabricante e as recomendações do dermatologista.

••• Evite se expor ao sol após usar a máscara.

••• Mas atenção: é preciso tomar cuidado com produtos muito perfumados. “As máscaras com baixo grau de perfumação ou inodoras são as ideais”, ensina Sonia Corazza. “Também fique longe das que contenham ingredientes agressivos para a pele, como os parabenos, ou ativos fotossensibilizantes, como óleo essencial de limão, por exemplo”, completa a cosmetóloga. Se você tem pele sensível, evite as que contêm álcool.

••• Para quem passou por peelings ou tratamentos com laser o ideal é seguir indicação específica, como explica a dermatologista Luciana Conrado: “Para obter um efeito calmante após um tratamento que tenha deixado a pele mais sensível, o profissional de estética irá aplicar uma máscara específica, com formulação indicada pelo médico”.


Como escolher a melhor para mim?

Recapitulando: de preferência antes de optar por uma máscara facial, procure um dermatologista para identificar o tipo e as reais necessidades da sua pele. Aí você vai poder traçar a rotina ideal e escolher os produtos que oferecem o que você deseja, sempre optando por marcas reconhecidas, e ficando atenta ao rótulo com ingredientes eficientes que não agridam a pele. Em geral, as boas máscaras para uso em casa são seguras e podem ser usadas sem problemas para manter e/ou potencializar tratamentos, dependendo da condição da pele e dos resultados esperados.

Você encontra muitos tipos de máscaras no mercado, em diferentes texturas, como gel, creme, pó (para ser misturada em água antes de aplicar), argila ou carvão, com fórmulas feitas para deixar alguns minutos e serem retiradas e outras que podem permanecer na pele. E com funções bem variadas: desde acalmar a pele, clarear manchas, controlar oleosidade, limpar poros, hidratar profundamente, renovar as células ou recuperar uma pele muito envelhecida ou danificada. As mais procuradas são:

Limpeza profunda e efeito detox

Para limpar e retirar impurezas que ficam incrustradas na pele as ‘queridinhas’ do momento são as máscaras que tem como base a argila e/ou carvão. “Máscaras à base de charcoal ou carvão têm se mostrado muito eficientes. Em geral, o carvão se origina do bambu orgânico carbonizado e dali se retira os princípios ativos que tem propriedades de adsorver as impurezas e são purificadores da pele”, diz Sonia Corazza, lembrando que diferente de absorver, o carvão tem a propriedade de adsorver, ou seja, de remover e reter a impureza nele – o mesmo processo que acontece nos filtros de água com carvão ativado que usamos em casa.
Sugestões:
Clinique City Block Purifying Máscara Purificante Facial
L’Oréal Máscaras Detox de Argila Pura e Carvão Vegetal
Kiehl’s Rare Earth Deep Pore Cleansing Masque
Cilantro & Orange Extract Pollutant Defending Masque

Tratar acne e a oleosidade

Nesse caso, o foco é a ação adstringente. As máscaras feitas com argila verde, extrato de plantas como hamamelis ou alecrim, são ótimas para esta finalidade. Costumam ser indicadas como auxiliares aos tratamentos com especialistas.
Sugestões:
L’Oréal Máscara Detox Matificante
Clinique Anti-Blemish Solution Oil-Control Cleansing Mask
Anna Pegova: Masque Purifiant Bio e Masque Désincrustant Express T
Kiehl’s Rare Earth Deep Pore Cleansing Masque

Acalmar o rosto

Quem tem pele sensível ou passou por tratamentos estéticos sensibilizantes devem buscar ativos como o extrato de camomila, a calêndula ou a tília. A argila preta também é usada em algumas máscaras com ação anti-inflamatória.
Sugestões:
Clinique Anti-Blemish Solutions Oil-Control Cleansing Mask
L’Oréal Máscara Detox Esfoliante

Hidratar e nutrir

Escolha fórmulas com colágeno, elastina, ureia, Pantenol, vitamina E, vitamina F, Fator de Crescimento Celular e Ácido Hialurônico – este ingrediente voltou a ser usado nas fórmulas mais modernas, agora com características ainda mais eficientes.
Sugestões:
Dior Jelly Sleeping Mask
Anna Pegova
Masque Anti-âge 

Clinique Sculptwear Contouring Massage Cream Mask

Clarear manchas

Argila branca, extrato de alcaçuz, ácido fítico e ácido kójico são bons aliados. Lembrando que a máscara irá complementar o tratamento de clareamento que deve ser feito com acompanhamento de dermatologista para não causar manchas ou outros problemas de pele.
Sugestões:
Clinique Turnaround Revitalizing Instant Facial
Anna Pegova Masque Éclaircissant Clareadora Peel Off

Renovar as células

Atua reduzindo o acúmulo de células mortas, o que deixa a pele com mais viço e toque macio. O ácido salicílico é ideal para isso.
Sugestões:
L’Oréal Máscara Detox Esfoliante
Clinique Turnaround Revitalizing Instant Facial
Anna Pegova Masque Anti-âge
Dior Hydra Life Glow Better Fresh Jelly Mask
Kiehl’s Turmeric & Cranberry Seed Energizing Radiance Masque

Nós amamos

Veja na sessão Nós Amamos uma seleção especial que Vera Bellezza fez de máscaras faciais de alta qualidade e performance para você escolher o produto que for a ‘sua cara’ e que vai deixar sua pele linda, renovada e impecável.