Unhas: Mais do que pintar, tratar!
A crescente preocupação com o bem-estar e a saúde tem feito mulheres olharem com mais carinho para a ponta dos dedos. Nail care é como são chamadas os tratamentos para unhas, que não têm nada a ver com a maquiagem para as unhas, ou esmaltes, por não terem cor. Atitude esperta, já que unhas também envelhecem e dão sinais de que algo no corpo não vai bem
Por Vera Golik e Shâmia Salem
Falar que a tendência em unhas é o tratamento e não uma ou mais cores, como a gente está acostumada a ouvir, pode causar estranhamento. Mas, quando se pensa que essa novidade, apontada no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), faz parte de um movimento e está relacionada ao interesse em buscar formas mais saudáveis e equilibradas de viver, como usar cremes faciais reparadores, se exercitar com frequência e comer de maneira balanceada, tudo começa a fazer sentido.
Outra coisa bacana é que essa onda atinge mulheres de todas as idades: das mais jovens, por trazer o conceito do wellness (ou bem-estar), às mais maduras, interessadas na longevidade com qualidade. Todas se interessam pelos tradicionais (e amados) esmaltes que a cada estação trazem tonalidades incríveis, nomes curiosos além dos que colorem e tratam num só gesto. O que a tendência aponta é que a mulher, de todas as faixas etárias, começam a se interessar, valorizar e desejar linhas específicas de tratamento. “Acredito que isso tenha a ver com a maior consciência de que as unhas são um indicativo de saúde e que elas entregam a idade assim como a pele e o cabelo”, diz a dermatologista Joana Darc Diniz, do Rio de Janeiro, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Quer exemplos? “A carência de vitaminas e minerais deixa as unhas fracas e quebradiças, enquanto a psoríase pode fazê-las engrossar; sulcos e alterações na textura representam avanço da idade, desequilíbrio hormonal e até anemia. Para se certificar do que está ocorrendo não apenas nas unhas, mas no organismo, é preciso consultar um médico”, avisa a especialista, que coordena o curso de pós-graduação em medicina estética na Fundação Técnico Educacional Souza Marques.
Solução à mão
Pensando em atingir o público já habituado em ter cor e tratamento no mesmo vidrinho, o presidente da Top Beauty, Marcelo Rett, tentou lançar uma coleção enriquecida com ativos nutritivos e fortalecedores no início de 2018. “Desistimos ao ver que esse approach aumentaria em cerca de 70% o custo do produto na gôndola. Então, resolvemos criar uma linha à parte, assumidamente de cuidados com as unhas, e ainda incluir um item vegano para agregar mais valor de mercado a cosméticos com preços competitivos. A recepção tem sido ótima”, garante ele.
Como às vezes o produto tem o tratamento que você procura, mas nem sempre a cor é a que você sonhava, ter opções é a melhor saída – até porque os nail care (tratamento para unhas) podem receber um nail color (esmalte colorido) por cima, sem qualquer prejuízo, diga-se de passagem. “A indústria da beleza inovou muito nos últimos tempos e trouxe opções interessantes, que oferecem hidratação, fortalecimento e nivelamento das unhas, o que favorece até na hora de esmaltar e valoriza a cor e o brilho do produto, além da redução de manchas”, diz a médica. Para acertar na compra, a dica é ler o rótulo com atenção e tomar outros cuidados: “Bons componentes para hidratação são vitamina E, oliva, ureia e queratina; contra unhas quebradiças recomendo pantenol, colágeno e cálcio; e, como o desnivelamento pode estar relacionado a traumas ou deficiência nutricional, indico zinco e vitaminas, além de melhorar a alimentação, claro”, completa a dermatologista.
Lisangela Coelho da Silva
25 de fevereiro de 2019 at 21:44Minha filha também gostou muito , e ela queria saber o que ela pode fazer para tirar as marcas de acne.
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 11:27Lisangela querida, as marcas de acne normalmente acontecem porque ficamos meio desesperadas quando as espinhas aparecem e acabamos espremendo ou fazendo procedimentos inadequados que deixam verdadeiras cicatrizes na pele. Depois do estrago feito, existem vários tratamentos para suavizar as marcas, desde o uso de cosméticos, ácidos, aplicação de laser entre outros. Todos esses só devem ser feitos com acompanhamento de um bom dermatologista. Por isso, o mais indicado se a pele tem tendência a acne (que pode ser provocada por alterações hormonais e sumir com o tempo, por exemplo) é primeiro procurar o médico dermatologista para que ele faça todos os exames e veja qual é o caso da sua filha. Aí sim ele poderá indicar o tratamento individualizado para ela. Se quiser saber mais sobre alguns tipos de tratamentos que existem veja essa boa matéria no Site Tua Saúde: https://www.tuasaude.com/cicatriz-de-acne/ . Obrigada pro seu comentário!
Lisangela Coelho da Silva
25 de fevereiro de 2019 at 21:42vera a unha da minha filha não cresce,me disseram que e falta de vitamina,será que é verdade?
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 11:21Querida Lisangela, sim, as unhas podem revelar muito sobre a nossa saúde. Por isso, além de pintar é bom observar como elas estão. A nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa, Mirian Martinez, explica que a carência de vitaminas também reflete nas unhas. “A falta de vitamina costuma refletir nas células de multiplicação rápida, como unhas, pele e cabelo”, comenta. O clínico geral e geriatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, Paulo Camiz, explica que problemas hormonais e metabólicos, com o diabetes, pode fazer com que as unhas cresçam mais lentamente. Verificar por meio de exames é a melhor saída. Veja mais alterações nas unhas e o que elas significam nessa matéria muito boa no site IG:
Fonte: Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-10-03/unhas-podem-refletir-problemas-como-falta-de-vitaminas-e-doenca-renal.html
Sandra Tacla
8 de fevereiro de 2019 at 07:13Amei as dicas!
Vera Golik
8 de fevereiro de 2019 at 13:36Obrigada, querida Sandra!! Vamos continuar nos esforçando para fazer matérias que levem informação e nos ajudem a divulgar a verdadeira beleza!
Silvia
7 de fevereiro de 2019 at 15:16Gostei da Dica
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 18:25Muito obrigada por seu comentário, cara Silvia. Fico contente que tenha gostado da matéria!
Rafaella Martins
6 de fevereiro de 2019 at 21:10Gostei muito, sempre bom estar por dentro dessas excelentes dicas.
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 11:46Que bom que gostou, querida Rafa!! Sua opinião é muito importante para mim!
Eli De Paula Cassari
6 de fevereiro de 2019 at 19:54Estava precisando das dicas ameiii 🤩🤩🤩🤩🤩🌟🌟🌟🌟🌟🌟⭐⭐⭐⭐
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 11:45Muito obrigada, querida Eli! Vamos nos esforçar para fazer matérias cada vez melhores, com mais informações úteis !
Eli De Paula Cassari
6 de fevereiro de 2019 at 19:52Ameiii todas as dicas estava precisando muito bom🤩🤩🤩🤩🤩🤩🌟🌟🌟🌟🌟🌟
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 11:43Muito grata querida Eli!! Que bom que gostou das dicas!
Valkiria Iacocca
5 de fevereiro de 2019 at 18:17Puxa, eu não consigo deixar minhas unhas fortes, mesmo cuidando, uma amiga disse que existe casco de cavalo, para passar antes do esmalte. Isso é verdadeiro?
Vera Golik
5 de fevereiro de 2019 at 19:26É verdadeiro querida Valkiria. Mas é uma base chamada casco de cavalo. O casco de cavalo para fortalecer as unhas funciona, especialmente em unhas fracas e quebradiças, pois a base de casco de cavalo é enriquecida com cálcio e pantenol, duas substâncias muito importantes para devolver a saúde e a firmeza das unhas. O ideal é passar a base casco de cavalo 1 vez por semana, sem colocar outro esmalte por cima, para que não haja nenhuma reação química indesejada que altere as propriedades da base, fazendo com que ela perca seu efeito. Outra dica importante é aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão, carne vermelha e beterraba, e comer sempre 1 castanha da índia por dia, além de evitar ter as mãos sempre dentro de água. Usar luvas de borracha para lavar a louça e fazer outras tarefas domésticas também é um cuidado importante. Você encontra a base de casco de cavalo para fortalecer as unhas em lojas de produtos cosméticos, supermercados e drogarias e o preço é bem acessível, cerca de 6 reais.