Um tempo só para você
Por Vera Golik
“Tempo, tempo, tempo, tempo… és um senhor tão bonito…”
Ah, os poetas… eles sabem cantar e contar – em verso e prosa – coisas que sentimos na alma.
Ter tempo para mim. Para me cuidar, para a autoindulgência é uma tendência real, que veio para ficar. Segundo consta no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse movimento tende a crescer nos próximos anos. Vale reforçar que esse “tempo para mim” não se refere apenas a uma necessidade de ficar sozinho (às vezes também precisamos disso, é verdade), mas sim de se desconectar das preocupações e se entregar às coisas de que mais se gosta: desde uma massagem especial, se reunir com amigas em um spa day em casa, ler um livro, deitar na rede até bater papo com os amigos… coisas que preencham de significado (e não tomam) o tempo.
Esse detox mental tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que buscam manter ou melhorar seu bem-estar. Entra no pacote de quem não abre mão de cuidar mais e melhor de si mesmo e seleciona cuidadosamente marcas, serviços e produtos. Não necessariamente o que há de mais caro, como mera ostentação, mas que são provas de autoestima, de quem pode tranquilamente dizer: “eu mereço”! Nesse caminho, no momento em que somos consumidores a tendência é que nos preocupemos com boas escolhas e nos permitamos investir no que realmente vale à pena. Segundo levantamento da Nielsen, há uma boa parcela dos latinos americanos que, mesmo durante a crise, busca itens excelentes, os chamados produtos premium. A ideia é que já que se está escolhendo algo especial para se cuidar, então deve-se optar por algo de qualidade. Mais de 30% dos Millennials (entre 21 e 34 anos) e da Geração X (entre 35 e 49 anos), por exemplo, consomem o que os faz se sentir bem, enquanto 50% dos Baby Boomers (pessoas entre 50 e 64 anos) e da chamada Geração Silenciosa (com mais de 65 anos) são inclinados a pagar mais por tudo aquilo que possa ajudá-los a ser mais saudáveis.
A indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos está atenta a esta grande janela de oportunidade que se abre com esse cenário. Por isso,vem buscando oferecer ao consumidor produtos e serviços que transformem a sua experiência em um mar de indulgência (seja em casa, seja na loja), sabendo que está aí a chave para conquistá-lo. E aqui o preço, como se viu, não necessariamente se converte em um problema.
É claro, que bom senso, também entra nessa equação. Da nossa parte, que somos pessoas em busca de uma vida com mais qualidade, prazer, propósito e significado, todos os pequenos e grandes gestos contam. Ou seja, consumidores conscientes avaliam seus impulsos e as ofertas com mais critério antes de incluir mais um item em seu carrinho de compras, seja ele real ou virtual.
Valem aqui algumas reflexões sobre como estamos abraçando o tempo:
- Você é mesmo dono do seu tempo?
- Você tem tempo para as coisas que mais te importam na vida?
- Quanto tempo você investe (e não gasta) por dia em cuidar de você?
- Faz parte do planejamento da sua agenda de cada dia, reservar um tempo para se cuidar, com foco total, atenção plena e sem culpa?
- Quanto tempo por dia, por mês, por ano, você reserva para ler um bom livro? Para dar um passeio e observar a natureza? Para dar boas risadas com os amigos? Para namorar? Para fazer um tratamento, ir ao terapeuta ou usar seus cosméticos?
- Há quanto tempo você não coloca a sua música preferida para tocar e dança – sozinha ou acompanhada – livremente pela casa?
Por falar em escolhas, selecionamos uma música que pode lhe ajudar a cuidar ainda melhor do seu tempo – Oração ao Tempo, de Caetano Veloso – para que você também possa se inspirar e aproveite para viver intensamente cada momento da vida!! Afinal, você merece!!
Se quiser, além de ouvir a música abaixo, siga a letra e cante junto:
Oração ao Tempo (autor: Caetano Veloso)
És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Vou te fazer um pedido
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Entro num acordo contigo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
És um dos deuses mais lindos
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Ouve bem o que eu te digo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Quando o tempo for propício
Tempo, tempo, tempo, tempo…
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definitivo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
E eu espalhe benefícios
Tempo, tempo, tempo, tempo…
O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Apenas contigo e comigo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Não serei nem terás sido
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Num outro nível de vínculo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Nas rimas do meu estilo
Tempo, tempo, tempo, tempo…
Hugo Lenzi
13 de março de 2019 at 12:42Tempo…tão necessário e escravizante!!! É fundamental dominar o tempo e usá-lo a seu favor!! Parabéns
Vera Golik
13 de março de 2019 at 22:58Verdade, Hugo querido! Nosso tempo é precioso!! Vamos usar cada momento de forma completa, plena, provando que vale à pena viver! Obrigada por seu comentário!