Sono belo e bom
Por Vera Golik e Shâmia Salem
Dormir bem é o novo símbolo de status e sonho de consumo de muita gente, tamanha a dificuldade de alcançar esse estágio devido ao estresse da vida moderna, provocado, principalmente, pela conexão em tempo integral. A boa notícia é que duas das melhores estratégias para embalar o repouso são supersimples de colocar em prática: uma é fazer a chamada higiene do sono e a outra é usar cosméticos calmantes e relaxantes. Além de fazer bem para a alma, comprovadamente esses gestos e produtos tem efeito regenerador.
Você consegue ir para a cama sem levar o celular junto ou ligar a televisão? Se não, vale saber que as telas desses aparelhos emitem uma luz tão intensa quanto a do sol do meio-dia, que faz o corpo “pensar” que ainda é dia e é preciso reduzir a produção de melatonina. Daí a confusão está armada, já que esse hormônio liberado gradualmente pelo cérebro ao escurecer é responsável por fazer você sentir cada vez mais sonolência até, finalmente, apagar. Com o amanhecer, o nível de substância volta a baixar e, voilá, você desperta.
Quando esse ciclo é interrompido pela iluminação artificial da tecnologia – e horas a menos de sono, sono leve e várias vezes interrompido –, o impacto aparece logo pela manhã, sob a forma de mau humor, irritabilidade e dificuldade de se concentrar. “A pele também se ressente dessa falta de descanso, pois é à noite que a renovação celular acontece, pelo aumento das taxas do hormônio do crescimento, e devido à queda nos níveis do hormônio do estresse, que deixa os microvasos mais relaxados e livres para transportar oxigênio e nutrientes às células. Na falta desse relax, a pele fica opaca, desidratada, com poros abertos e marcas de envelhecimento acentuadas, fazendo parecer que você acordou mais velha do que foi dormir”, diz a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo.
Resolver a situação é urgente, e não tem a ver só com gostar ou não do reflexo no espelho. “A longo prazo, quem não dorme bem fica mais suscetível a engordar, ter depressão, hipertensão ou diabetes. Afinal, é durante o descanso que o cérebro armazena as informações adquiridas ao longo do dia e o organismo libera hormônios que favorecem o metabolismo, ajudam a controlar o apetite e o sono, entre outras funções essenciais”, esclarece o neurologista Leandro Teles, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Beleza de sono
Conscientes ou não do impacto negativo da tecnologia na qualidade do sono, fato é que os brasileiros acreditam que um dos principais indícios de bem-estar é dormir bem – preocupação de 74% dos entrevistados em um estudo da Mintel Global contra 49% que citaram a importância de se exercitar e 46% que falaram sobre a necessidade de ter uma dieta balanceada.
Para atender o consumidor que se interessa por adotar um estilo de vida mais saudável para melhorar seus níveis de bem-estar, saúde e beleza, o Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que as empresas têm apresentado novidades interessantes. Entre elas, cosméticos à base de ativos calmantes e relaxantes, com gestual e sensorial agradáveis, em usos que estimulam e potencializam esses efeitos, como durante ou depois do banho e antes de deitar. Entre os bons exemplos citados no caderno da ABIHPEC estão produtos com propriedades calmantes, texturas leves, fragrâncias de lavanda e manjerona e formulações que favorecem a atividade celular e a produção de energia da pele.
Quarto dos sonhos
Como o ambiente também interfere no descanso, a recomendação é apostar na chamada higiene do sono. Colocá-la em prática é fácil e inclui, segundo o neurologista Leandro Teles, deixar o quarto escuro, silencioso e com temperatura de morna para fria; usar pijama largo e de tecido confortável; escolher colchão, travesseiro, lençol, edredom ou cobertor adequados ao seu gosto; e deitar e levantar sempre no mesmo horário, seja dia de semana, sábado, domingo ou feriado.
Enfim, os especialistas concordam que, para garantir saúde e longevidade com qualidade – o que se reflete na aparência, é claro – um dos melhores e mais importantes investimentos está em um sono profundo e revigorante: procure relaxar e deixar a mente tranquila, respire fundo e bons sonhos.
Adriana Guimaraes Hugenneyr
6 de fevereiro de 2019 at 23:33Ja ha algum tempo venho conseguindo desligar o celular ao deitar e isso realmente me fez muito bem, consegui me “desligar” tb, mas só agora, lendo a matéria, percebi que troquei o Cel pela tv. Nossa!!! Vou repensar essa questão. Mto obrigada!
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 11:53Querida Adriana! Que bom que gostou da matéria e que as informações foram úteis. Realmente, a mudança de hábitos requer esforço. Mas vale a pea. Preservar as horas sagrada de sono é fundamental para manter nossa saúde física e emocional. Obrigada por seu comentário!
Rafaella Martins
6 de fevereiro de 2019 at 21:05Amei, a tecnologia não esta apenas afetando o sono dos adultos, mas também do jovens, e com isso pode afetar muito no futuro de todos nós.
Ter uma noite bela noite de sono e essencial para nosso dia a dia!
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 11:49Pura verdade, querida Rafa! A tecnologia é ótima mas deve ser usada com sabedoria e bom senso, senão pode afetar nossa saúde. Aprender e criar bons hábitos, principalmente preservando as sagradas horas de sono é fundamental para nos mantermos saudáveis.
Valkiria Iacocca
2 de fevereiro de 2019 at 12:49É acredito que essas dicas são ótimas! Principalmente quanto aos equipamentos eletrônicos, e horários definidos, vou tentar a partir de hoje mesmo.
Vera Golik
2 de fevereiro de 2019 at 15:13Oba!! Que bom que gostou das dicas! Eu também estou me policiando mais, principalmente para me desligar do celular… Nosso sono é sagrado. É o momento em que recarregamos nossas baterias para uma nova jornada cheia de vitalidade e saúde!!
Ronaldo Luiz Rissetto
1 de fevereiro de 2019 at 16:01Muito importante a observação quanto a presença de equipamentos eletrônicos e celulares pois ambos emitem radiação eletromagnética e que pode ser prejudicial, inclusive a permitir um sono tranquilo. No nosso quarto não fica mais nenhum equipamento.
Sandra Mayumi
1 de fevereiro de 2019 at 12:17Esse assunto já foi um grande desafio, especialmente por ser tão ligada nos 440w rsrs…. o que me inspirou muito, na transformação e para criar hábitos saudáveis de repouso, foi mergulhar na forma leve em que meus ancestrais lá de Okinawa (a ilha onde está a maior colônia de centenários no Mundo), entendem que desacelerar e DORMIR BEM é um dos fatores fundamentais para viver e envelhecer com saúde, disposição e PROPÓSITO (IKIGAI).
AMEI essa matéria.
Bj
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:32Oh querida Sandrinha! Fiquei emocionada! Muito grata por suas lindas palavras!! Vamos preservar o nosso sagrado sono! Desligar, sair de cena por algumas horas, em um sono recuperador faz parte dessa rotina saudável que buscamos para repor nossas energias e seguir nossa jornada com muito propósito (IKIGAI)!!
Daniela scaciotta goncalves
31 de janeiro de 2019 at 18:00Ótima matéria… sono atualmente e artigo de luxo para muitos. Parabéns
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:34Obrigada Daniela, por seus comentários! Sim, vamos nos dar o direito a esse artigo de luxo – na verdade essencial – que são as boas horas de sono, para termos uma ótima qualidade de vida!
Denise Coin
31 de janeiro de 2019 at 15:08Matéria muito boa, Vera!!! Como profissional da área da Psicopedagogia, vejo que alguns casos de déficit de atenção e até em alguns transtornos relacionados a aprendizagem, advém de uma rotina de um sono não reparador. Seja este por motivo orgânico ou de hábitos não adequados.
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 15:17Pura verdade, querida Denise. Aliás precisamos fazer uma matéria com você sobre este e outros assuntos, não é mesmo? Preservar as sagradas horas de sono é fundamental para conservar a saúde física e emocional!!
Eloah
31 de janeiro de 2019 at 00:38Adorei a matéria! Preciso melhorar nisso
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 11:35Que bom que gostou Eloah! Cuide muito do seu sono, ele é sagrado! É o nosso momento de recuperar a energia e conservar nossa saúde…
Sonia
30 de janeiro de 2019 at 21:23Amei a matéria! Vou aderir as dicas
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 22:53Obrigada por seu comentário querida Sonia!! Que bom que gostou!
Vania
30 de janeiro de 2019 at 17:22O sono bom é tudo que precisamos😘
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 22:52Obrigada Vania querida! Também concordo!!
Cris
30 de janeiro de 2019 at 16:49Vera, com certeza dormir mais e com qualidade virou um luxo no corre-corre do dia a dia, um problema crônico das grandes cidades. Eu procuro defender cada segundo do sono que garante o bom-humor do dia seguinte. Bj
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 22:52Totalmente verdade. Vamos preservar nosso sono e garantir nossa qualidade de vida querida Cris!
Leda Harada
30 de janeiro de 2019 at 16:39O sono é essencial!
Muito boa a matéria !!! 😴
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 16:48Nada como um bom sono para que a gente possa recuperar as energias, certo? Fico feliz que tenha gostado da matéria querida Leda.
Andrea
30 de janeiro de 2019 at 14:19Muito importante dormir bem! Muito importante esta matéria! Parabéns!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 14:23Verdade querida! E e eu sei que para você qualquer barulho atrapalha. E atrapalha mesmo, qualquer pessoa, de se aprofundar no sono. Então, vamos cuidar para que esse momento “sagrado” seja respeitado!! É o momento que temos para recarregar nossas baterias!!
Flávia
30 de janeiro de 2019 at 12:54Não tenho TV no quarto, mas o celular ainda é um problema pra mim… Sempre dou uma olhada antes de dormir, já deitada na cama =/
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:25Verdade, Flávia querida, mudança de hábitos é sempre um desafio! Mas quando a gente consegue… é tudo de bom!
Denise Alves
30 de janeiro de 2019 at 12:50Uma boa noite de sono sempre faz muito bem!!!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:28Perfeito!! Momento sagrado para que possamos recuperar as energias!
Anny Yamauti
30 de janeiro de 2019 at 12:38Sono belo e bom é que eu quero!
Juro que não levo o celular para a cama e no meu quarto sem TV.
Eu amo dormir.
Indiquei a matéria para algumas amigas que não fazem a lição de casa e dormem mal.
Obrigada queridas pelas matérias.
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:36Obrigada querida Any!! Eu também não coloco TV no quarto… já o celular… ainda tenho que me disciplinar mais. Aprendendo com você! Vamos preservar nosso sono senão não conseguimos estar alertas para um novo dia cheio de oportunidades, não é mesmo?
Flávia
21 de janeiro de 2019 at 21:50Matéria muito interesse Vera e realmente importante tudo o que acontece quando temos um bom sono.
Vera Golik
22 de janeiro de 2019 at 01:41Querida Flávia, muito grata por seu comentário. Vamos continuar trabalhando para criar matérias que representem a Verdadeira Beleza, com conteúdo Bom, Belo e do Bem.
Cilene
12 de janeiro de 2019 at 16:26Amei
Vera Golik
12 de janeiro de 2019 at 16:47Querida Cilene, Muito grata por seu comentário. Estaremos sempre trabalhando para trazer boas matérias alinhadas com o conceito do site Vera Bellezza, que em italiano significa “Verdadeira Beleza”. Para nós Verdadeira Beleza inclui tudo que é Belo (em sua concepção e criação e que nos faz sentir mais belos); tudo que é Bom (que tem boa qualidade, pesquisa científica e ética) e tudo que é do Bem (que de alguma forma, ajuda a transformar a vida das pessoas. Espero que goste do Site e que nos ajude a divulgar!