Sabonete pra que te quero

Já reparou que seus cuidados pessoais têm muito mais a ver com saúde e bem-estar do que com vaidade? E que à medida que você quer se sentir melhor, passa a colocar cada vez mais produtos de higiene pessoal na sua lista de necessidades básicas, e não mais na de supérfluos? Não por acaso tudo isso está constatado no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC, que destaca ainda que entre os produtos que mais vem atendendo a esse tipo de demanda é o sabonete – sim, ele! E não só porque o brasileiro é um dos povos que mais gosta de tomar um bom banho mas por muitos outros ótimos motivos. Entenda porque e prepare-se para tornar suas duchas ainda mais especiais.

Vera Golik e Shâmia Salem

Antes de tudo, vale dizer que o clássico sabonete em barra continua sendo o queridinho dos brasileiros e das brasileiras, que, nem por isso, deixam de flertar com as versões líquidas do produto. E elas não incluem apenas o gel, mas também os óleos e as musses. Junte a essa variedade de apresentações, conteúdos que agregam inúmeros requisitos que o consumidor busca ou que passa a desejar assim que vê o produto pronto na prateleira: custo-benefício, praticidade, respeito ao meio ambiente, uso de ingredientes de origem natural, embalagem luxuosa, perfumação agradável e sofisticada e sensação de bem-estar são algumas das vantagens listadas no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que afirma que muitas marcas já oferecem atributos que tendem a ser cada vez mais valorizados pelos clientes. Entre as maiores tendências da área estão estas quatro:

Alto poder de hidratação

Segundo o Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC, a poluição e a variação climática são alguns dos motivos que têm estimulado o maior interesse das pessoas por sabonetes umectantes. Entre os interessados por esse tipo de produto está o público sênior, que naturalmente sofre com o ressecamento. “Isso porque com o passar dos anos há uma diminuição da barreira hidrolipídica e do ritmo da produção de sebo. Como resposta a essas mudanças, a pele do rosto e do corpo perde a elasticidade, a hidratação, o brilho e a capacidade de se proteger de agentes externos, como o vento e o calor”, esclarece a dermatologista Fernanda Casagrande, de Farroupilha (RS). De olho nessa demanda, várias marcas têm investido em opções de sabonete líquido em versões creme e óleo, que forma uma espuma cremosa ao ser misturado com água. A barra não fica atrás, já que vem sendo criadas fórmulas com base vegetal, que é mais hidratante.

Fórmula com ingredientes de origem natural

Esse tipo de apelo atrai principalmente o consumidor que se preocupa com o meio ambiente e o bem-estar, garantido por ativos que trazem benefícios específicos e estimulam sensações durante o banho, como relaxamento, frescor e energização. Outra forte tendência são os sabonetes elaborados com ingredientes da nossa biodiversidade, que, segundo o Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC, despertam o sentimento de pertencimento e de orgulho regional, em especial entre as gerações Z, formada por pessoas de 9 a 29 anos, e millennial, com 20 a 34 anos.

Barra com status premium

Esse upgrade no sabonete mais usado no dia a dia foi dado pela tendência das fórmulas com ingredientes naturais, da busca por bem-estar e do self-care, que está atrelado à autoindulgência, ou seja, o cuidar melhor de si mesmo e com o que há de melhor – sim, você merece! E tudo isso associado ainda à outra tendência, a do desejo por produtos especiais, chamada de premiumisation. É nesse contexto que grifes de prestígio, de perfumaria fina ou mesmo de consumo de massa passam a apostar em sabonetes em barra mais sofisticados e com apelos do novo luxo – leia-se ingredientes raros, exóticos ou de origem natural e em apresentações das mais variadas, como formato quadrado, redondo, enorme, pequenino, em embalagem com aparência vintage, artesanal, chiquérrima… Como o preço reduzido é mais uma forma de diferenciar o produto, ele ainda passa a ser uma ótima opção de presente. Levanta a mão quem nunca deu ou recebeu um mimo desses.

Especial para homens

Pelo potencial de consumo masculino, que só cresce, as marcas oferecem opções que têm tudo a ver com esse público. Por exemplo, sabonetes com ação antibacteriana e antifúngica e até mesmo versões que podem ser usadas para fazer a barba, que andam virando objeto de desejo. E mais: a perfumação desses sabonetes “especiais para eles” costuma agradar e muito até aos mais exigentes dos homens.