Perfumeterapia
Por Vera Golik e Shâmia Salem
Perfumes com efeito terapêutico, feitos com óleos essenciais, são uma das maiores tendências da perfumaria; e ela surgiu com um nobre propósito: trazer leveza, disposição e equilíbrio numa era marcada por ansiedade, estresse e cansaço. Se funciona? Pode apostar que sim.
Hoje em dia, normal é estar cansado, estressado e ansioso. O lado positivo dessa epidemia é que ela fez muita gente se conscientizar da importância de levar uma vida mais saudável como forma de sentir bem-estar, o que já é apontado como um movimento mundial no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A busca por essa sensação de conforto tem aumentado a procura por serviços e produtos que ajudem a relaxar e energizar o corpo e a mente. “Para atender essa demanda, bem como o desejo por usar cosméticos elaborados com ingredientes naturais e que respeitem a sustentabilidade, o que despertou nas pessoas a necessidade de estarem bem interiormente para fazer transparecer a beleza externa e estar melhor diante do mundo, levou a perfumaria a responder com a criação de perfumes com óleos essenciais”, conta a aromacóloga e psicóloga Samia Maluf.
Não poderia ser diferente, afinal, o brasileiro é um apaixonado por perfume. Tanto que seis em cada dez usam alguma fragrância, o que coloca o Brasil como o segundo maior consumidor da categoria no mundo e o primeiro quando se fala em América Latina, segundo um levantamento feito pela Euromonitor.
Cheiro de bem-estar
Segundo Samia Maluf, o óleo essencial usado na perfumaria não é 100% puro, por isso ele não possui efeito terapêutico, mas a sensação emocional de uma essência sintética ou natural é a mesma. “O óleo é manipulado em laboratório para garantir um bom cheiro ao perfume, que vai oferecer um ganho enorme ao ser capaz de colaborar para a pessoa se estabilizar emocionalmente”, diz.
Justiça seja feita, vale lembrar que tal benefício só é possível graças ao fato do olfato ser nosso sentido mais apurado, usado para a sobrevivência desde que éramos quadrúpedes e aprendemos a não comer, por exemplo, uma carne estragada não por ela estar sem condições visuais de ser consumida, mas por estar com cheiro ruim. Essa, aliás, é uma das lições usadas pelo chamado marketing olfativo. “Sabendo que o cheiro pode provocar uma mudança de comportamento, causando afastamento, atração ou bem-estar, várias lojas investem na criação de uma identidade olfativa em seus espaços para captar o cliente pelo cheiro”, explica a aromacóloga e psicóloga.
Claro que a memória olfativa, que fica guardada no cérebro, dentro do sistema límbico, responsável pelas emoções e comportamentos sociais, é diferente para cada pessoa. “Mas, há essências que dificilmente terão uma conotação negativa, caso da laranja e da canela”, cita Samia Maluf, que, a seguir, lista boas opções para maus momentos.
Verdade. Isto eu, Vera Golik, descrevo no texto que fiz para a nossa coluna do Vera Bellezza, “A Vida é Bela”, na crônica chamada “Jardins da Minha Infância“, que fala dos cheiros que me marcaram pela vida e reforço o convite à leitura.
Ansiedade
“Quando se fala em aflição e agonia, muita gente acha que é preciso se sedar. Péssima ideia, já que a ansiedade também é uma forma de depressão, que leva à prostração e desânimo. Assim, o melhor a fazer é equilibrar o emocional com um ansiolítico, encontrado em perfumes com aromas cítricos, como tangerina, laranja e limão”, diz Samia Maluf.
Estresse
“Se o estresse é do tipo letárgico, que causa desinteresse, apatia e incapacidade de reagir, a recomendação é usar perfumes com especiarias, que dão energia e ativam o metabolismo, caso de canela, patchouli, cedro, gengibre, vertiver. Mas, como essas essências têm aromas um pouco mais intensos, é legal associa-las com aromas cítricos, para trazer a leveza”, explica a aromacóloga.
Samia Maluf afirma que, sem sombra de dúvida, a lavanda é o melhor indutor de sono. “Há quem goste de usá-la pela manhã. Mas, por mais fresca que seja, ela vai te deixar molinha, especialmente no verão, por causa do calor. Daí a dica de optar por um perfume que também traga na formulação alguma essência cítrica ou herbal, que favorece a circulação. Boas pedidas são hortelã-pimenta, eucalipto e alecrim”, conta.
Aline
26 de fevereiro de 2019 at 15:50Adoro perfumes!! Saber que além de agradar o olfato podem ajudar nos sintomas emocionais é muito legal!! Parabéns pela matéria!!
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 19:02Legal mesmo, não é Aline? Eu também adoro perfumes e agora que estão sendo ainda mais “funcionais” incluindo os efeitos da aromaterapia ficam ainda mais interessantes!
Cristina Pechtoll
26 de fevereiro de 2019 at 12:13Já faço uso dos óleos essenciais, principalmente a lavanda para um bom sono e o alecrim para qdo estou desanimada. Muito bom saber que os perfumes também estão utilizando estes princípios da aromaterapia.
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 12:32Muito obrigada por seu comentário, cara Cristina! Eu também sou fã dos óleos essenciais e concordo com você que é muito bom que os perfumes estejam usando os princípios da aromaterapia. Assim, podemos usar fragrâncias que gostamos e que ainda nos fazem bem!
Rafaella Martins
6 de fevereiro de 2019 at 20:55Ual, matéria excelente, e ainda mais falando do mal do século a ansiedade e o estresse, vivemos com esse peso, é sempre bom procurar meios pra tentar pelo menos “ relaxar”.
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 12:04Que bom que gostou querida Rafa!! Verdade! O mal do século é mesmo essa ansiedade e o estresse. E o poder da aromaterapia, das fragrâncias, ajuda muito, de verdade. Experimente porque vale à pena!
Christina
2 de fevereiro de 2019 at 18:54Adorei a materia!
Vera Golik
2 de fevereiro de 2019 at 20:01Que bom que gostou Christina!! Continue acompanhando as novidades em Vera Bellezza porque sempre traremos matérias interessantes para quem valoriza a Verdadeira Beleza, com tudo que é belo, bom e do bem!
Ronaldo Luiz Rissetto
1 de fevereiro de 2019 at 15:58Minha esposa Lucia, trabalha muito com óleos essenciais e o que me deixa sempre a lembrança dos perfumes que eles oferecem, e o trabalho terapêutico que também já pude usufruir. Muito legal mesmo
Sandra Mayumi
1 de fevereiro de 2019 at 12:11Ah… os perfumes… aromas que nos devolvem instantaneamente momentos memoráveis… de todos os sentidos, posso arriscar fizer que olfato seria o mais aguçado aqui RS… amei a matéria, amo oleos aromatizantes, difusores pela casa e lá no Coachtório também.
Adoro a forma como vc nos envolve em suas matérias.
Siga nos nutrindo dessa BELLA & VERA Beleza😍👏👏👏
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:52Linda Sandra! Muito grata por seu comentário… Se puder dá uma olhada em um texto que fiz sobre minhas memórias olfativas, aqui mesmo no Vera Bellezza, no link: http://verabellezza.com.br/jardins-da-minha-infancia/
Leila nemes harnebach
1 de fevereiro de 2019 at 10:19Amei a matéria. Já conhecia o poder dos aromas mas na matéria encontrei a informação das cítricas que irá me ajudar muito. Parabéns Vera e Sâmia.
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:59Que bom que gostou querida Leila!! E ficamos muito felizes que a matéria, além de perfumada, foi útil rsrsr!!
Daniela scaciotta goncalves
31 de janeiro de 2019 at 17:54Amei a matéria… adoro perfume… parabéns!!!
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 15:37Que bom que gostou da matéria, querida Daniela! Fique ligada, porque aqui em Vera Bellezza traremos muito mais sobre esse encantador universos dos perfumes e aromas!
Denise
31 de janeiro de 2019 at 14:50Adorei!!!!! Sou fã de aromas e perfumes, muito em função de memórias afetivas que me levam a um bem-estar!!! E, por incrível que possa parecer, realmente, os cítricos são ótimos energizante, mesmos!!!! Obrigada pela matéria!!!! Ansiosa por mais uma sobre o assunto. Beijos
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 15:07Que bom que tenha gostado da matéria querida Denise!! Eu também tenho memórias olfativas e afetivas muito intensas na minha vida. Você pode ver um um texto que escrevi aqui no Vera Bellezza sobre os “Jardins da Minha Infância” no link: http://verabellezza.com.br/jardins-da-minha-infancia/
Eloah
31 de janeiro de 2019 at 00:46Perfumes nos trazem memórias. Tenho o olfato acesso a cheiros açucarados. O perfume certo nos leva ao céu! Interessantíssimo matéria.
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 11:33Muito grata por seu comentário! Sim, concordo com você Eloah! Até escrevi uma crônica sobre “os cheiros da minha infância” aqui no Site Vera Bellezza que falam dessas memórias. Se puder dá uma lida… http://verabellezza.com.br/jardins-da-minha-infancia/
Suzette
30 de janeiro de 2019 at 17:42Uau, que matéria gostosa de ler, além de super esclarecedora. Parabéns! Agora já tenho mais informações pra escolha das fragrâncias
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 23:38Obrigada querida Suzette!! Que bom que gostou. Mergulhe no Universo das fragrâncias e fique de olho aqui no Vera Bellezza por que sempre traremos novidades sobre esse encantador mundo dos perfumes.
Leda Harada
30 de janeiro de 2019 at 16:34Adorei a matéria !!! 👏🏼😘
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 16:41Muito obrigada querida Leda!!
Andrea
30 de janeiro de 2019 at 14:17Que bom ter um cheirinho bom! Adorei a matéria Vera, obrigada! ❤️
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 14:24É mesmo uma delícia!! Obrigada querida Andrea pelo comentário!
Flávia
30 de janeiro de 2019 at 12:50Adoro!! Aliás já não uso mais “perfumes tradicionais”… Só óleos essenciais, que além de me perfumar, ajudam a me deixar menos ansiosa, mais disposta….depende do q preciso no dia.
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:29Que bom!! Obrigada por seu comentário. Vamos aprender mais com os cheiros da natureza!
Denise Alves
30 de janeiro de 2019 at 12:50Adoro perfumes! Adoro aromas e cheiros bons!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:30Obrigada por seu comentário, querida Denise! Eu também adoro perfumes. Fazem parte do meu dia a dia. A escolha da fragrância diz muito do que estou sentindo naquele momento…
Anny Yamauti
30 de janeiro de 2019 at 12:31Que matéria esclarecedora, eu já amo perfume e o contato com a matéria só me fez, refletir na escolha dos aromas .
Samya e Vera, muitooooo legal.
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:37Muito obrigada querida Any!! Adoro o mundo dos perfumes e vamos falar muito dele aqui no Vera Bellezza!!