Perfume além da perfumaria

Você já pensou em comprar perfume em outro lugar que não em uma perfumaria? Pois saiba que muitos brasileiros têm optado por fazer suas aquisições em farmácias, drogarias e até em lojas de departamento. E adoram! Saiba por quê.

Vera Golik e Shâmia Salem

Para entender melhor o que VERA BELLEZZA vai contar, primeiro vamos aos números: de cada dez brasileiros, seis usam perfume; ou oito em cada dez, se a gente falar especificamente das regiões norte e nordeste do país. Os dados são da Kantar Worldpanel. E, ao lembrar que o Brasil tem dimensões continentais e a população já conta com 208,5 milhões de habitantes, segundo levantamento mais recente feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fica fácil entender porque o acesso a todo e qualquer produto de cuidados pessoais – perfumes inclusive – precisa ser facilitado.

As marcas entenderam super bem o recado e levaram seus preciosos vidrinhos para além das perfumarias, facilitando o acesso, mas sem perder o charme. Para ter uma ideia, a Renner – sim, a loja de departamento – é a maior varejista de perfumes importados hoje no país, de acordo com o Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Também aproveitando o fato de se posicionar fisicamente em um grande número de pontos distribuídos em todo o território nacional, a Riachuelo é outra loja de departamento que oferece perfumaria em mais ou menos metade de suas cerca de 400 lojas.

Nas farmácias também!

Já faz tempo que nem só de remédios vivem as drogarias brasileiras. Por somar mais de 80 mil lojas no país, as farmácias têm contribuído, e muito, com o fortalecimento não só da perfumaria, mas de todo o setor de cuidados pessoais – quem é que nunca foi à farmácia exclusivamente para comprar xampu, batom, hidratante, protetor solar?

Entre as vantagens de optar por comprar perfume nesses lugares “menos óbvios” estão a variedade de marcas encontradas, os preços competitivos e as promotoras nos locais.

Vale lembrar que mesmo com todos esses benefícios encontrados em drogarias e lojas de departamento, as casas especialistas e também as de marcas próprias continuam tendo espaço por aqui. Afinal, são praticamente uma Disneylândia perfumada para quem adora ter a oportunidade de mergulhar no universo de suas grifes preferidas.