Pantera Negra!

 Por Vera Golik

Para encerrar o mês em que se comemora a consciência negra nada mais belo do que mostrar todo o glamour e a força da beleza negra. A modelo Bruna Roxane (OXYgen Models), neste ensaio clicado pelo fotógrafo Paschoal Rodriguez, nos empresta sua linda figura para que possamos ampliar nossa consciência e para que possamos nos inspirar com sua história.

Muita gente ainda diz que não há porque ter dia da consciência negra, ou dia das mulheres… mas enquanto as pessoas não forem vistas como iguais, enquanto o mundo ainda valorizar padrões que excluem seres humanos, ainda temos, sim, que falar sobre estes e muitos outros assuntos. É a chance de rever nossos conceitos e de quebrar preconceitos (aqueles que juramos de pés juntos que não temos), é a chance também para abrir nossa mente e perceber que existem infinitas formas de ver e sentir a beleza. É para esta estética – do que normalmente não se exalta, dos diferentes, dos pouco prováveis, do que está além da moda e dos padrões e estereótipos – que VERA BELLEZZA se dedica e não cansa de disseminar.

A ideia deste ensaio surgiu do olhar sensível de Paschoal que, ao conhecer Bruna, pensou num visual com um toque retrô que a valorizasse ainda mais. Foi então buscar referências nos anos 70 e uniu os talentos do beauty artist Luis Cambuzano (Amuse) e da stylist Kel Ferey para nos dar de presente esse lindo e inspirador editorial de moda e beleza, que nos remete a Era Disco, ao Black Glam. Lets Dance!

Era Disco: olhos e lábios em destaque

Anos 70, tempo das discotecas e do visual extravagante: olhos realçados por sombras coloridas ou marrons e dourados, sempre com muito brilho, esfumadas com puxadinho para o canto externo. Todas as cores são convidadas para participar da festa. O traço alongado de delineador, muitas camadas de máscara e cílios postiços são recursos para deixar o olhar ainda mais dramático e, ao mesmo tempo, divertido.

A regra ‘politicamente correta’ e mais contida de que: ‘se o olho vem com tudo, a boca é nada’, ou vice versa, não vale aqui. “A inspiração ‘Era Disco’ é perfeita para uma festa, para dançar, para quem gosta e se sente bem em ser o centro das atenções, um jeito divertido de usar cor e brilho. Enfim, olho tudo e boca tudo, nesse caso, pode sim”, diz Luis Cambuzano, criador do makeup deste esditorial. Mas aqui no Vera Bellezza a gente quer inspirar e não impor. “É claro que se a pessoa achar que desse jeito é um pouco demais e quiser ser mais comedida, pode usar uma das informações de cada vez”, completa Luis, que nos ensina a fazer o passo a passo de cada um desses looks.

Primeiro a Pele

Antes de tudo, a pele deve ganhar o destaque que merece. A melanina já é uma vantagem de quem tem a pele negra e é realçada com uma boa limpeza com água micelar (Bioderma) e super hidratada. “Aplico spray de água termal (Vichy), depois um ou dois bons hidratantes adequados ao tipo de pele dela (Khiel’s e Granado). Tudo para que a pele ganhe um brilho saudável e assim ajude a espalhar a base que virá depois”, explica Luis, que nos lábios ainda aplica um regenerador (Bepantol). Na pele do corpo – principalmente do colo, ombros e braços, bem à mostra – uma dose de óleo hidrante (Bio-Oil).

A base de tudo

As peles negras têm muitos tons diferentes. Encontre o seu aplicando um pouco do produto no maxilar. Aqui, para todos os looks, foram usados três tons: Make Up Forever para pele Negra (tom Oliva) para uniformizar todo o rosto. Na hora de realçar os contornos, o jogo de claro e escuro: base em um tom mais claro no centro do rosto (nariz, testa e queixo) e outro tom mais escuro nas têmporas, sobre os ossos das maçãs e nas laterais do nariz (essas duas da Maybelline). As sobrancelhas foram definidas com lápis Benefit. 

Aumenta o volume!

Vestido Lurex Preto, da Ambiê Brechó / Acervo particular Kel Serey

Sem medo de ousar e abusar, nesse look tudo que é extra tem espaço. Na dose certa, claro. Veja as dicas: Nas maçãs, iluminador (Kiko Milano); nas pálpebras foi usada a paleta de sombras com os tons perolado, dourado, marrom e acobreado (Kiko Milano), sendo que as cores mais escuras cobrem toda a pálpebra e reforça a dobra ou linha do côncavo. O perolado é usado sob a sobrancelhas para iluminar o olhar. Para aumentar o brilho o Gloss (Maybelline) vai além dos lábios e invade as pálpebras, antes das sombras. Muita máscara de volume (Urban Decay) nos cílios. Mais um lindo toque de exagero no cabelo extra ultra super black power. Para conseguir esse efeito, o encaracolado e armado natural dos fios foram realçados primeiro com óleo finalizador (Lowell), aumentando o brilho, e o penteado foi ‘aberto’ com pente tipo garfo. Resultado: volume nas alturas e forma definida.

Força Felina

Casaco Print Animal e Short Preto, da Ambiê Brechó / Acervo particular Kel Serey. Sapato estampa de oncinha Arezzo

Nesta make a variação está nos olhos: foi usada a mesma paleta de sombras com tons perolados, dourados, marrons e acobreados (Kiko Milano), só que desta vez sem o gloss no acabamento. O tom acobreado nos cantos internos iluminaram o olhar e os marrons nos cantos externos deixaram o olhar sensual. Muita máscara para dar volume aos cílios (Urban Decay) e ainda cílios postiços (Kiss NY). Na boca, o batom vinho (MAC) é realçado com gloss (Dior), aumentando ainda mais os lábios e deixando o visual ultra sensual.

Pink Panter

Top e Calça Rosa, de Isaac Silva e Maga Moura / Coleção dos estilistas

O look de pantera poderosa manteve o cabelo com muito volume. Os olhos receberam sombra rosa (MAC) em toda pálpebra, sendo que a parte móvel ganhou um brilho extra com um pigmento glitter rosa. Sob as sobrancelhas bastante iluminador (Smash Box). Depois máscara (Urban Decay) e cílios postiços (Kiss NY). Os lábios também ganharam o efeito glitter com gloss rosado (Victoria Secrets).

Prata da casa

Blusa e Mini Saia Prata, da Ambiê Brechó / acervo particular Kel Serey

Aqui o visual busca o brilho do vinil e a riqueza da prata. A boca fica ainda mais sensual com batom no tom beterraba (Dior) finalizado com gloss latex vinil (Maybelline). O blush rosado mais aberto misturado com um tom magenta (Make Up Forever) ressaltou as maçãs e as laterais do rosto. Logo abaixo das sobrancelhas, iluminador (Smashbox) e sobre as pálpebras móveis doses generosas de sombra prata (Kryolan). Muita máscara (Urban Decay) e cílios postiços (Kiss NY).

O cabelo recebeu gel finalizador (Lowell) para que os fios ficassem comportados e com brilho. Assim, foi divido ao meio e colado junto à cabeça até a altura das orelhas. Para contrastar, o restante dos cabelos manteve o super volume. Puro Black Glam.


Menina do interior

A modelo Bruna Roxane, 20 anos, nasceu em de Sorocaba, no interior de São Paulo. “Meu tio é fotografo e tinha uma agência em minha cidade. Comecei fazendo desfiles e trabalhos pequenos por lá desde os 16 anos. Há cinco anos conheci o pessoal da agência de modelos Oxy que me convidou para vir para São Paulo”, conta Bruna que está só há um ano na capital do estado. “Mas antes de vir, terminei o ensino médio e cursei um ano e meio da faculdade de Direito lá em Sorocaba. Aí, resolvi tentar novamente seguir a carreira: tinha emagrecido, tirado o aparelho… e meus pais me apoiaram. Era um sonho mais da minha mãe do que meu. Ela posta tudo que eu faço no Facebook dela”, conta rindo a menina que ainda conserva seu jeitinho tímido. E como ela vê as questões de raça? “Quando era mais nova não sabia o que era racismo. Hoje eu vejo que ele existe, sim. Mas, o tema está mais aberto. Está mais fácil falar de diversidade, de respeitar as pessoas de todos os gêneros e raças. É isso que é atual. Na verdade, falando de mim, eu não gostava do volume do meu cabelo, achava que se fizesse chapinha para abaixar o volume ficaria melhor. Hoje, aprendi a gostar, a valorizar minha pele e meus traços”, completa Bruna, que mantém os sonhos de ampliar seus horizontes. “Quero aprender mais sobre publicidade e marketing e também gosto muito de política”. Quem sabe não ganhamos mais uma ativista pelos diretos humanos e uma linda e forte representante que ajude a aumentar o número das mulheres negras nos espaços públicos de poder? Assim esperamos.


Pantera Negra!

Imagens: Paschoal Rodriguez

Modelo Bruna Roxane, da Agência OXYgen Models

Beauty Amuse Beauty Artists Hair e Make Up Luis Cambuzano

Styling / Moda Kel Serey