Oriental: o perfume da vez
Sim, perfume continua sendo e sempre será uma questão de gosto pessoal. Mas no mundo das fragrâncias também existem tendências. Então, não é que a brasileira tenha deixado de gostar dos florais, mas sua nova paixão são as fragrâncias orientais, em especial as que trazem notas gourmand. Entenda esse movimento – nacional e internacional – porque é provável que você também se renda a ele – se é que já não tenha se deixado inebriar pelos cheiros do momento…
Por Vera Golik e Shâmia Salem
Feminilidade é a marca registrada dos perfumes elaborados com flores. Quem usa ainda se sente mais confiante; quem cheira, fica atraído. Some a isso o fato dos florais serem fresquinhos, perfeitos
para nosso clima tropical (o que, sem dúvida, melhora nosso bem-estar), de termos uma indústria nacional forte, em total sintonia com as consumidoras, tanto que 90% das fragrâncias vendidas no Brasil são nacionais, e já dá para começar a entender porque a nota faz tanto sucesso por aqui.
Mas, tanto quanto ser louca por perfumes, a brasileira é uma apaixonada por experimentar novidades. Tanto é que entre os últimos lançamentos nacionais e importados prevaleceram como preferência os orientais, daí a previsão de que nos próximos anos as famílias floral e oriental dominem as prateleiras, indica o Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Estímulo aos sentidos
Porém, não é qualquer oriental que seduz a brasileira. Segundo a ABIHPEC, o preferido dela é o gourmand. “Faz sentido. Afinal, o oriental traz notas quentes, como sândalo, âmbar e musk, e as gourmand estão relacionadas à comida, entre elas baunilha e chocolate. Ou seja, uma combinação extremamente sedutora. Até por isso, o ideal é reservá-la para a noite, já que as altas temperaturas durante o dia deixam o cheiro ainda mais intenso”, alerta o especialista em perfumaria Fábio Navarro, de São Paulo. “Mais um bom motivo para investir também no floral, que pode ser usado em qualquer horário e ocasião”, completa ele. Portanto, é bom ter em mente que os perfumes que você escolhe para usar vão sempre carregar uma mensagem. Assim, prefira perfumes que, além da moda, lhe proporcionem bem-estar e que combinem com seu modo de ser e de viver. O ideal é escolher fragrâncias específicas para momentos diferentes, como as que pretende usar no dia a dia e outras para ocasiões mais formais ou especiais. De toda forma, em qualquer ocasião, se você estiver se sentindo bem ao “vestir” o seu perfume, certamente estará também deixando a sua marca por onde passar.
Questão de Pele
Por falar em marca, é inegável que o perfume se transforma de pessoa para pessoa e as preferências podem mudar conforme a época. Em relação a forma como a fragrância reage no seu corpo, isso acontece principalmente por causa da química ou seja, da interação dos ingredientes do perfume com as moléculas da pele de cada pessoa e também do ambiente. A especialista em perfumaria Renata Aschcar, revela em seu Guia de Perfumes: “Assim como roupas, acessórios, cabelo e maquiagem, perfumes também mudam de acordo com tendências. Além disso, cada região do mundo tem suas preferências. Portanto, escolher uma fragrância é aderir a um contexto social”. É quando o gosto pessoal, a influência da celebridade ou a identificação com o apelo de uma marca dá uma força para que a mulher experimente novos perfumes. “O que torna o perfume realmente especial é a maneira como ele se comporta em nossa pele”, explica Renata. Como essa alquimia acontece? “A partir do momento em que as moléculas perfumadas tocam nossa pele, uma cadeia de ligações químicas se inicia… Níveis hormonais e de hidratação, além de grau de acidez são alguns dos fatores que definem o comportamento das notas olfativas em contato com a pele”, continua a especialista, que dá as dicas para que você acerte na sua fragrância. Ela avisa que escolher um perfume não é tarefa para ser realizada no susto, no impulso ou com pressa. “O
ideal é aplicar o perfume e esperar, no mínimo, 20 minutos até tomar a decisão. É que as notas de topo, as primeiras que sentimos ao borrifar a fragrância, desaparecem logo após a aplicação. Ficamos, então, com os acordes que compõe o coração e o fundo. É aos poucos que essas nuances vão sendo liberadas para interagir com as moléculas da pele e, assim, construir um cheiro único, absolutamente original. Esse odor tão pessoal tem um nome: sillage, que significa o rastro perfumado deixado por uma pessoa. É uma parte de quem somos, nossa assinatura exclusiva.” Enfim, a velha técnica de aplicar um pouco do perfume e dar uma volta para depois voltar a loja e se definir é a que mais faz sentido. Enfim, como diz Renata Aschar: “É por isso que às vezes adoramos o perfume usado por um amigo ou amiga, mas não sentimos a mesma emoção quando o aplicamos na nossa própria tez. Afinal, a harmonia entre pele e fragrância é inimitável”.
(Nota: Se quiser conhecer mais sobre o Guia de Perfumes, de Renata Aschar, acesse o link: http://www.renataashcar.com.br/publicacoes/12-guia-de-perfumes-2018/)
Luciana Tierno
22 de fevereiro de 2019 at 08:21Amo perfumes! Muito informativa a matéria. Parabéns!
Vera Golik
22 de fevereiro de 2019 at 11:35Muito obrigada por seu comentário querida Luciana! Fico feliz que as informações tenham sido úteis. Eu também amo perfumes e ainda vamos falar muito deste assunto aqui no Vera Bellezza.
Flavia
6 de fevereiro de 2019 at 23:12Adorei a matéria, aprendendo ainda mais sobre perfumes 😀
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 11:47Que bom que tenha gostado, querida Flávia. Vamos nos esforçar para continuar fazendo matérias com informações úteis que nos ajudem a valorizar a verdadeira beleza.
Tania
5 de fevereiro de 2019 at 20:36Perfume uma assinatura exclusiva, é isso !!
Adorei a matéria
Vera Golik
6 de fevereiro de 2019 at 18:04Obrigada por seu comentário, querida Tania! É isso, mesmo. Perfume é nossa marca registrada. Que bom que gostou da matéria!
comunicaê.blog.br
4 de fevereiro de 2019 at 15:49Ótima matéria…..e realmente cada fragrância muda com cada tipo de pele, além da fixação também.
Vera Golik
4 de fevereiro de 2019 at 17:17Fico feliz que tenha gostado da matéria. Vamos continuar falando aqui, em Vera Bellezza, do encantado universo das fragrâncias. Aguarde novidades!
MARICELMA FORTINO ROGE FERREIRA
2 de fevereiro de 2019 at 15:00Excelente matéria Vera! Aprendi mais sobre as fragrâncias!!!
Vera Golik
2 de fevereiro de 2019 at 15:17Que bom que gostou, querida Mari! Você, que é uma especialista na área de cosméticos, pode nos ajudar a produzir ótimas matérias para o Vera Bellezza. Ficaremos muito felizes com sua colaboração.
Valkiria Iacocca
2 de fevereiro de 2019 at 12:04Eu sou muito chata para perfumes, sempre acho que são muito doces ou muito ácidos, mas os orientais sempre me fazem sentir algo que remete a mistério e imaginação, quero receber mais dicas sobre essas essências e suas magias.
Vera Golik
2 de fevereiro de 2019 at 15:15Com certeza, querida Valkiria! Vamos produzir mais matérias sobre o tema, inclusive com uma boa seleção de bons perfumes que se encaixam nessa categoria para oferecer boas opções. Obrigada por comentar!
Leila nemes harnebach
1 de fevereiro de 2019 at 10:35Sensacional a matéria. Parabéns
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:22Obrigada querida Leila! Que bom que você gostou! Fique ligada, porque aqui no Vera Bellezza ainda vamos falar muito desse assunto. Grata por seu comentário!
Daniela scaciotta goncalves
31 de janeiro de 2019 at 18:09Amo perfumes… Amei a matéria… parabéns!!
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:47Obrigada por seu comentário! Que bom que gostou da matéria!!
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 15:08Que bom que gostou da matéria, querida Daniela!! E continue ligada porque o Vera Bellezza ainda vai trazer muita novidade aqui sobre o maravilhoso mundo dos perfumes!
Sonia
30 de janeiro de 2019 at 18:55Amei essa dica!! O estilo de perfume oriental tem muito a ver comigo!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 23:27Que bom que gostou querida Sonia!! O universo dos perfumes é encantador mesmo!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 23:33Que bom que gostou da matéria! O Universo dos perfumes é mesmo encantador. E vamos sempre viajar pelo mundo das fragrâncias aqui no Vera Bellezza! Obrigada por seu comentário, querida Sonia
Leda Harada
30 de janeiro de 2019 at 17:01Vou seguir esses conselhos e aderir à nova tendência oriental !!! 👘
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 23:46Obrigada pelo comentário querida Leda!! Seguindo a tendência Oriental não tem como errar!