Novos papéis do lencinho

Originalmente criado para ajudar na higiene dos bebês, o lenço umedecido não só segue firme e forte em seu propósito como tem inspirado a criação de versões do produto para os mais diferentes fins, inclusive de bem-estar e cosméticos. É tanta facilidade e versatilidade, que fica impossível não encontrar pelo menos um para chamar de ‘meu’.

Vera Golik e Shâmia Salem

Remover maquiagem, retirar esmalte das unhas, fazer higiene íntima de adultos… Pela praticidade e variedade de uso e a possibilidade de empregar materiais com apelo sustentável, como fibras de origem vegetal, 100% natural e biodegradável, crescem as pesquisas para o surgimento de ainda mais novidades e diferentes utilizações dos lenços, destaca o Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Entre os exemplos mais inusitados estão as versões para reduzir a oleosidade do cabelo e até para fazer higiene bucal sem a necessidade de usar escova, creme dental e água.

Também já circulam notícias de marcas investindo no desenvolvimento de lencinhos para proteger a pele de toda a família contra os insetos e outros feitos especificamente para limpar patas, pelos, orelhas, focinho e área dos olhos de cães e gatos – uma ajuda e tanto para manter os pets limpinhos sem necessariamente ter que dar banho nos bichos.

De olho na sua pele

A ‘praticidade das coisas’ é uma tendência consolidada também no universo do bem-estar e da beleza, e da qual os lenços cosméticos fazem parte. Até os profissionais já caíram no encanto dos lencinhos, caso do top maquiador Jr Mendes, que usa o acessório em toda cliente, sempre antes de iniciar sua produção. “A ideia é garantir que a pele fique limpa, fresca, tonificada e hidratada para receber minha maquiagem com melhores condições, o que confere um resultado muito melhor nas fotos e filmagens”, afirma ele, que é um dos maiores especialistas em noivas do país.

Jr Mendes confessa que anda viciado nas versões elaboradas com água micelar, com moléculas capazes de absorver as partículas de sujeiras e eliminá-las sem agredir a barreira de proteção natural da pele. “Por isso é que vou além do rosto, pescoço e colo e deslizo o lencinho também pelos braços e mãos, que ficam em evidências na noiva por causa do vestido e da aliança”, diz o expert.

Qual é o seu?

Veja só quantas opções incríveis que as prateleiras das perfumarias, drogarias e supermercados reservam para você:

Lenço demaquilante: ele remove até mesmo maquiagem à prova d’água e pode ser passado inclusive na região dos olhos, para eliminar a máscara para cílios. Outra vantagem é que não deixa a pele nem as pálpebras com a sensação de secas ou repuxadas, ressaltando rugas e linhas de expressão. Ninguém merece…

Lenço de limpeza: como o nome sugere, complementa a higiene feita com água e sabonete. Em situações emergenciais, até substitui a lavagem do rosto, como, por exemplo, em dias quentes, para dar uma refrescada na pele, ou quando você passa o dia inteiro na rua, sem fácil acesso a torneira, sabonete facial e toalha. Fique atenta ao rótulo para escolher o que você realmente precisa. Algumas marcas, por exemplo, vão além da limpeza e prometem também remover a maquiagem.

Lenço esfoliante: a esfoliação que ele promove é bem mais leve do que a de um creme esfoliante, porém, o produto vem aliado ao lenço sob medida para remover sujidades e células mortas, deixando a pele limpa e lisinha no dia a dia.

Lenço anti-oleosidade: geralmente as fórmulas desse tipo de lenço contêm ativos clássicos usados em séruns e máscaras para controlar o problema, caso do carvão e da argila.

Use bem

••• Para que o lencinho se mantenha úmido e eficiente como no dia em que foi aberto, é fundamental fechar bem a embalagem. Para ajudar nisso, algumas marcas criaram tampas com travas e saídas estreitíssimas para o lenço.

••• Por mais macio e suave que o lencinho seja, ele jamais deve ser esfregado na pele, para não causar nem um tipo de arranhão ou vermelhidão. Várias empresas têm produzido lenços bem suaves, fofos, literalmente, com várias camadas de algodão e fibras superunidas para reter mais líquido no interior do produto, o que favorece a dissolução e remoção da sujeira, oleosidade e maquiagem, sem agredir a pele.

••• Se você vive em ambientes poluídos, tem pele sensível ou sensibilizada, pode optar por lenços elaborados com ativos calmantes, reparadores e que limpam sem agredir, caso da camomila, do aloe vera, da vitamina E e da água micelar.

••• Sabia que nem lente de contato é empecilho para usar lencinhos? Isso porque há opções especialmente elaboradas para olhos sensíveis e que são dermatologicamente testadas. Verifique no rótulo.

••• Um outro ponto importante: são fáceis de carregar na bolsa e não são barrados quando você viaja de avião.

Enfim, vá de lenço.