Mais volume nos fios

É até engraçado trazer este tema aqui para o VERA BELLEZZA… Afinal, uma coisa que eu sempre tive – e mantenho até hoje – é o cabelão, com fios grossos, volumosos e encorpados. Esse foi, inclusive, assunto de um trecho de um dos livros que escrevi, chamado “Corpo de Mulher”, no qual eu conto sobre minhas questões com meu cabelo (tinha problemas pelo excesso de volume já que, quando criança, eu era chamada de “moita ambulante”)… Hoje, em paz com meus fios grossos e minha genética generosa, vejo que é importante falar com quem sofre com o problema oposto. E tem muita mulher com cabelo fino por aí. Não fino de nascença, mas afinado por efeito de estresse, alterações hormonais, má alimentação, escova progressiva e outros tratos e maus tratos que a cabeleira enfrenta no dia a dia. Para quem vive esse drama, se uma atitude não for tomada, e rápido, o problema pode evoluir para a queda. Então, pesquisamos soluções para você aumentar o volume e a saúde dos fios. Aproveite!

Vera Golik  |  Reportagem • Shâmia Salem

Para você não se descabelar sem necessidade, vamos esclarecer o seguinte: “A perda da densidade capilar não é uma sentença para a calvície, porém, ela é um forte indicativo de que há grandes chances de você ficar careca”, alerta o dermatologia e tricologista Adriano Almeida, de São Paulo. Daí a importância de não deixar o problema para lá, e procurar resolvê-lo o quanto antes. De olho nessa demanda, a indústria da beleza tem investido cada vez mais em cosméticos que dão uma encorpada e até um certo volume a esses fios que estão perdendo massa capilar por uma série de motivos, que vão desde dietas desequilibradas e pobres em nutrientes – especialmente ferro, cobre e zinco – a estresse e mudanças hormonais, sejam elas provocadas pela idade ou por complicações de saúde, caso das alterações no funcionamento da tireoide. Sendo assim, tão interessante quanto apostar em produtos é buscar ajuda médica, no caso, o tricologista, que é o dermatologista especializado em doenças do cabelo.

Ajuda no box do banheiro

A ótima notícia sobre os cosméticos que ajudam a dar corpo e volume aos fios é que, ao contrário do que acontecia no passado, eles agora têm excelente cosmeticidade e alta performance. Ou seja, seu cabelo não vai ficar duro, difícil de pentear, sem brilho nem com cheiro de remédio. Bem pelo contrário! A nova gama de produtos favorece o ganho de massa capilar, estimula o crescimento e a microcirculação no couro cabeludo, remove resíduos de outros cosméticos e sujidades e controla a oleosidade sem provocar ressecamento. Outra vantagem é que mesmo fazendo uso deste aliado, a mulher pode continuar fazendo tudo o que ela gosta, ou seja, escova, coloração e hidratação.

E, não se surpreenda se quem divide o box do banheiro com você começar a “pegar emprestado” seu kit de tratamento durante o banho. Isso porque o afinamento do cabelo é a principal preocupação masculina, à frente até do aumento do peso e do envelhecimento, segundo uma pesquisa feita pela Kérastase. Segundo esse mesmo levantamento, um em cada três homens na faixa dos 30 anos reclama de perda dos fios, que é o principal gatilho para a diminuição da densidade da fibra capilar. Entre os que têm 50 anos ou mais, esse índice chega a 50%.

Boas sugestões

VERA BELLEZZA fez uma seleção de produtos que melhoram o espessamento e o volume dos fios:

Hair Growth, da Lee Stafford (0800 7733450). Ao contrário das máscaras que a gente já conhece, essa daqui deve ser aplicada não só no comprimento do cabelo, mas também no couro cabeludo, massageada e enxaguada depois de agir por cinco minutos. A empresa não conta qual é o ingrediente-estrela da fórmula, que potencializa o crescimento e fortalece os fios, deixando-os mais volumosos e espessos, mas vale saber que foi ele que fez esse produto ganhar o prêmio Shout Beauty Awards em 2013, uma espécie de Oscar da beleza, e garantir a venda de uma unidade de máscara a cada 60 segundos no mundo todo.

Densifique, da Kérastase (0800-7017237, @kerastase_official). O ativo máster dessa linha é o intra-cyclane, que não só melhora a textura externa do fio como fortalece-o por dentro. Para tanto, é preciso usar todo o kit, que inclui xampu, máscara, ampola de uso diário e todos por três meses seguidos. Isso porque ela é enriquecida com duas tecnologias exclusivas: a yang complex, que otimiza a fase de crescimento do fio e melhora a qualidade e espessura dele, e a stemoxydine, que desperta os folículos dormentes e aumenta a atividade folicular.

Collagen Volume Boost, da Schwarzkopf (0800-7042334, @schwarzkopfbr). O nome já dá pistas de que o colágeno é quem brilha na formulação dessa linha, que conta com xampu, condicionador em espuma e um leave-in levíssimo. Juntos, eles deixam o cabelo mais cheio por até três dias, melhoram a maleabilidade e favorecem o desembarace.

 

3R, da Vita Derm (0800-179292, @vitaderm.oficial). A linha propõe reparar, reconstruir e repor a massa capilar dos cabelos afinados, com xampu, máscara, fluído hidratante termoativado e sérum reparador. Todos à base de queratina, ceramidas, oligossacarídeos, nanopartícula catiônica de sericina e aminoácidos. Um mix que hidrata, nutre, sela as cutículas, ajuda a desembaraçar e, claro, redensifica, ou seja, engrossa a fibra capilar.

Kerashape Repower, Goldwell (@goldwellbrasil). O kit traz: xampu, que limpa delicadamente; condicionador com textura mousse, para hidratar sem pesar; spray volumizante e com proteção térmica; e creme, que dá corpo aos fios.

 

Beach Envy Volume, da Redken (@redkenbrasil). Além de encorpar os fios, a linha ativa as ondas em tamanho amplificado, criando aquele efeito sexy-desarrumado de praia. E, ao contrário do que pode parecer, o cabelo não fica duro ou rígido, porque a fórmula é livre de sal e enriquecida com minerais e polímeros que ajudam o xampu a limpar com suavidade, estimulam o condicionador a hidratar mais a fundo e reforçam a ação do leave-in para manter os fios modelados por mais tempo.