Mais cor, por favor!

* Por Vera Golik *

Viva a cor!! Colocar mais cor no mundo, tem tudo a ver com você se divertir, brincar e ousar. E se eu errar? E se ficar exagerado? É justamente esse medo que nos faz deixar pra lá a criatividade e cair na zona de conforto, nos tons neutros – marrom, preto ou cor de boca. Nada contra. Nem a favor. Vale lembrar: tudo no universo tem cor. Essa miscelânea é linda e divertida. Fique à vontade para usar e ousar. Se inspire nessas provocações e encontre caminhos novos, seus! Se jogue num mundo mais colorido. Você merece mais cor na maquiagem, nas roupas, nos acessórios… na vida!

Fotos Paschoal Rodriguez Beleza Diego Américo (Amuse) Produção Moda Paula Lang

Cor nas sobrancelhas? Claro que pode! Os fios podem ser pintados nas cores mais surpreendentes, como esse tom Turquoise ou turquesa (Estojo 12 Flash Color Case, da Make Up Forever), bem longe do lugar comum. A sombra tem cor única, roxa chapada, color block, aumentando o contraste, um toque criativo que destaca o formato dos olhos. Segredo: em vez de sombra foi usado batom mate com alta fixação: Nyx Liquid Suede LSCL 10, no tom Amethyst. “Não fica grudento nem acumula na dobra da pálpebra”, ensina Diego Americo. Depois de tanta cor, lábios praticamente apagados (Crème D’Nude Lipstick, da MAC Cosmetics). Para realçar a make, pele perfeita: primer (Photo-ready Perfecting Primer, da Revlon, com pigmentos fotocromáticos que refletem a luz e ajudam a fixar a maquiagem). O corretivo deixa o tom da pele por igual (Soft Matte Complete Concealer, da Nars), com efeito blur que corrige imperfeições. Um toque de luz no topo das maçãs com iluminador líquido (Glow Maximizer, da Dior). Moda: Finalize com cor! Vestido preto com toques estratégicos de cor e brinco vintage extra chic arremata o look (Minha Vó Tinha). Blusa e cinta: Plbox.

Modelo: Samara Donda – Joy Model Management

 

Para virar os olhos! A surpresa vem da sombra ultra colorida (Dior 5 Couleurs Polka Dots – Paletas de Sombras 366 – Bain de Mer) sob os olhos – e não em cima, como é comum. O traço turquesa ganha destaque com a pálpebra superior em tom da pele, uniformizada só com corretivo e o suave e preciso design da sobrancelha que tem fios bem penteados com gel incolor de longa duração (Ready, set, brow!, da Benefit). Lábios carnudos com efeito vitrificado, vinil, num rosa choque pink (Brilho Labial Artist Plexi Gloss 209, da Make Up Forever), que cria uma harmonia divertida com o restante do look. Pele impecável com um pouco de base mate (All Nighter Liquid Foundation 2.0 – Urban Decay). Blush levemente bronzeado no alto das maçãs (base líquida a prova d’água Sisley Phyto-Touche Illusion d’Été, compact sun glow bronzing gel-powder). Moda: Mix total! É tempo de misturas displicentes de cores e estilos. Vestido (Minha Vó Tinha); brincos, lenço e sutiã (Plbox).

Modelo: Bianca Feltrin – Joy Model Management

 

Mergulhe no azul! Se a escolha for um vestido amarelo vibrante, a make pode sim ser muito azul! Nos olhos, uma linha fina feita com lápis delineador na cor turquesa de um canto ao outro do olho junto à raiz dos cílios inferiores (Lápis de Olho Experwear Eyeshadow Color Show Liner 45). Nos lábios, o inesperado azul piscina do batom mate NYX Liquid SUEDE – Cream Lipstick – LSCL 16 Little Denin Dress. O restante da maquiagem tem tons neutros como as sobrancelhas marcadas com Brow Tamer Tinted Gel, da Urban Decay, marrom Warm Brown. As maçãs coloridas deixam o rosto alegre com o blush cremoso alaranjado e iluminador (Moons of Saturn, James Kaliardo, da MAC). Moda: Divirta-se! Aposte na alegria das cores e no mix de estampas e texturas. Vestido (Minha Avó Tinha); brinco, sutiã e meia (Plbox).

Modelo: Samara Donda – Joy Model Management

 

Rosa, vermelho e laranja – tudo junto e misturado. Esses tons se misturam em perfeita harmonia nessa make ultra divertida. A paleta tem cores cremosas, intensas, num resultado moderno e muito chique. O Primer (Balm Voyage Anti-Shine BV01, da Hot MakeUp) uniformiza a textura e o tom da pele. E vem aí a explosão de cor: sobrancelha em tom Coral vibrante, um rouge avermelhado pintado com pincel (12 Flash Color Case – Make Up Forever). Nas pálpebras superiores e inferiores a sombra alaranjada é bem esfumada, sem marcar contornos. Por ser da família dos dourados deixa os olhos castanhos mais claros, iluminados. Nada de rímel. Nos lábios um rosa pink, pálido e frio (Artist Rouge Creme C209, da Make Up Forever) se harmoniza com a roupa. O blush (Red Carped Ready Explore RBL35, da Hot MakeUp) esquenta o visual, num rosa mais queimado, alaranjado. Moda: Aposta certa! Coordene as cores do make com a estampa da roupa ou vice-versa. Blusa (Minha Avó Tinha); brincos (Plbox)

Modelo: Bianca Feltrin – Joy Model Management

 

Vamos dançar? Inspiração na era Disco, Dancing Days, bem anos 70. O império da cor. Sombras roxa e violeta, mais concentradas na parte interna e no restante o rosa vivo que se misturou com o blush (Spectrum Eyeshadow Pallete e FlashBack, da Urban Decay). Máscara azul nos cílios (Bombastic Volume Azul, da Vult) e máscara nas sobrancelhas para deixar os fios quase apagados e bem arrumados (Pro Longwear Waterproof Brow Set Emphatically Blonde, da MAC Cosmetics). Nos lábios, batom líquido alaranjado, gloss com longa duração e alta cobertura (Lèvres Scintillantes, Glossimer, cor 149 Nakkar, da Chanel), combinando com blush rosa mate (Amour 4005, da Nars) nas maçãs do rosto. Moda: Efeito Glam: para um momento noite, vale brilho, vale cor. Macacão de paetês (Rafael Caetano); Vestido (Printing); blusa e brincos (Plbox).

Modelo: Samara Donda – Joy Model Management

 

Além dos limites. A roupa e o make se encontram em harmonias surpreendentes. A sombra verde profundo (cor Deep End, da Urban Spectrum Eyeshadow Palette, da Urban Decay) cobre as pálpebras superiores e inferiores, num desenho que avança os limites da linha das sobrancelhas de um extremo ao outro, invadindo o canto interno dos olhos. Logo abaixo das sobrancelhas iluminador da Makeup Forever. As sobrancelhas são delineadas e realçadas com lápis (Veluxe Brow Liner, cor Brunette, da MAC Cosmetics). Púrpura é a cor do batom (NYX Liquid Suede Cream Lipstick, cor Jet Set – Deep Navy Blue with Purple – LSCL 10), que deixa os lábios carnudos e sensuais. Pele perfeita realça as cores com base líquida que dá um brilho saudável (Synchro Skin Glow Luminizing FPS20 Fluid 3, da Shiseido). Moda: Nesta jogada de estilo, listras e flores se harmonizam com a beleza: olho e boca tudo! Vestido (Printing); blusa e brincos (Plbox).

Modelo: Bianca Feltrin  – Joy Model Management

DICAS COLORIDAS

O make-up artist Diego Americo e a Consultora de Moda e Estilo, Paula Lang, que assinam os looks dessa matéria, nos ensinam que as cores existem para ser exploradas. “Pessoas de todas as idades e de todos os estilos podem usar uma maquiagem mais colorida”, diz Diego. É claro que jovens que estão na fase da transgressão, como os Coss Play, não tem dificuldade alguma para mergulhar no universo divertido das cores e nas intervenções super criativas. Mas, um toque de cor pode ser algo inesperado e muito inspirador. Para nós, mortais comuns, algumas dicas ajudam a usar um look mais colorido sem cair no ridículo:

TÁ NA CARA

Experimente, sem medo. Cor é sinônimo de alegria. Isso é certo. Ao contrário do que a gente imagina, a maquiagem colorida acaba deixando o visual mais suave. Sim, porque quebra a expressão mais dura. O segredo é encontrar as cores que te favorecem. Como descobrir? Experimente, experimente, tente, experimente…

•• Vale harmonizar a maquiagem com o que você escolheu para vestir. Mas o mais bacana é quando você consegue fugir do óbvio. “Harmonia não significa seguir a mesmíssima cor da roupa”, lembra Diego Americo. Pode ser um tom complementar. Se a roupa é púrpura, por exemplo, vai ficar lindo usar um verde limão cobrindo a sobrancelha. Por que não?

••• Sabe aquele look preto básico? Chique! Para quebrar a seriedade invente moda com um lenço ultra colorido, por exemplo. Aí escolha uma das cores da estampa, bem forte ou marcante, e pinte os lábios, as pálpebras ou mesmo as sobrancelhas. “Tudo numa única cor, o chamado Color block, também pode ficar bom. É uma questão do estilo que você está querendo adotar naquele dia, para aquela determinada ocasião”, ensina Diego.

À SUA MODA

A consultora de estilo Paula Lang, nos fala da sua inspiração para essa matéria: “Na hora de escolher a produção optei pelo Brechó. Os jovens da geração “millenium” adoram moda, mas também tem uma consciência maior entre o ter e o ser. Muitos preferem deixar de pagar por uma grife para criar sua própria marca, sua identidade. Acredito que isso vale para todos nós, de qualquer idade. A informação está aí, nas redes, no ar. E no Brechó a pessoa pode buscar essas fontes de inspiração e criar um estilo só seu, exclusivo, único. Uma montagem que ninguém mais vai ter. Os brechós são lugares para garimpar, pagar barato, customizar, e se divertir, criando a própria moda”. Mesmo para quem trabalha em um ambiente mais sério essa pode ser uma ótima opção: a ideia é misturar estampas, aparecer com uma peça diferente, colorida, combinar duas estampas ou texturas que pareciam improváveis e descobrir algo novo, surpreendente. É divertido e com certeza, muito original.

UMA EQUIPE COLORIDA

Quando contei para o querido amigo e fantástico fotógrafo Paschoal Rodriguez sobre a ideia do novo site VERA BELLEZZA e sobre começar nossa jornada com uma matéria que nos fizesse viajar pelo universo das cores, ele não só me deu todo apoio como reuniu essa equipe fantástica, iluminada e colorida para criar esse visual inspirado! Foi nesse clima de pura beleza, muita liberdade e alegria que Paschoal, cuidando dos mínimos detalhes, da luz, do cenário, nos brindou com esses cliques de tirar o fôlego.

As modelos Bianca Feltrin e Samara Donda, da agência Joy Model Management, também contaram um pouco de suas histórias. Bianca nasceu em Cafelândia, no interior do Paraná. Do alto dos seus 16 anos me disse: “Desde criança (mais criança rs) já sabia que queria ser modelo. Não me vejo em outro lugar. Adoro pintar, brincar com cores fortes. Eu fazia maquiagem nas bonecas. A moda é feita para a gente se inspirar e criar o nosso próprio estilo”. Já Samara, 22 anos, vem de Jundiaí, São Paulo, e no exigente mundo da moda procura ser o mais livre possível. “Adoro desafios, mudanças! Assim que estou bem numa coisa ou atividade já quero mudar. Fiz artes cênicas, amo viajar, descobrir lugares novos e me identifico com tudo que não é muito comum: banda de música de faroeste, filmes de Western Americano e de Quentin Tarantino. Sou mais de vestir preto, mas nada me impede de sair em pleno dia de paetê, com boca nude e sombra vermelha. A vida é um convite para a gente brincar e ousar”.

Assim, uma equipe colorida e divertida, com Paschoal, Diego, Paula e as modelos Bianca e Samara, encarou o desafio e chegou a um resultado que não podia ser melhor: um editorial de verdadeira beleza, cheio de vida e com muita cor, por favor!


Fotografia

Paschoal Rodriguez paschoalrodriguez.com.br
Facebook PaschoalRodriguezPhotographer

Beleza

Diego Américo (Amuse) amusegram.com
Instagram @amusegram
Facebook Amusegram

Produção Moda

Paula Lang plbox.com.br

Agradecimentos Moda

Minha Vó Tinha minhavotinha.com; Rafael Caetano www.facebook.com/rafaelcaetanobrand/; Printing www.printing.art.br

Agência de Modelos

Joy Model Management joymgmt.com

Modelos

Bianca Feltrin e Samara Donda