Em paz com os brancos
Por Vera Golik e Shâmia Salem
Claro que aceitar o cabelo branco ainda está longe de ser algo tranquilo para a brasileira. Porém, começam a surgir mulheres, principalmente no grupo adulto+, de maiores de 60 anos, que decidem assumir “a experiência” como uma escolha pessoal, o que tem colaborado para que o visual deixe de ter conotações negativas, como desleixo ou velhice, para ser associado a um estilo de vida.
A personalização da beleza e o desejo de ter uma aparência saudável já são apontados como movimentos globais no Caderno de Tendências 2019-2020 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) produzido em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Diante dessa nova ordem, de ser bonito do seu jeito, a liberdade para assumir um estilo próprio ganha cada vez mais força e tem estimulado a mudança de comportamento dos mais diversos perfis de consumidores, inclusive da turma dos 60+. Onda dos fios prateados –– silver tsunami –– à vista, anuncia a ABIHPEC, com base no fato de que essa faixa etária cresceu 50% em uma única década no Brasil e tende a continuar crescendo devido à maior expectativa de vida e à redução no número de nascimentos. Para ter uma ideia desse contingente, hoje o país tem 26 milhões de idosos, que somarão 37,9 milhões em 2027, segundo previsão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Essa onda já foi sentida pelo cabeleireiro Marcelo Brito, do salão Studio Lorena, em São Paulo, que no início não levou a sério quando uma de suas clientes mais vaidosas, com 55 anos de idade, avisou que iria assumir os brancos. Ele tinha certeza de que ela desistiria assim que a raiz começasse a “gritar”, pelo contraste com o comprimento tingido. “Me enganei redondamente! Ela estava tão convicta daquela decisão, além de estar cansada de ter que bater ponto no salão de 15 em 15 dias para fazer os retoques, que resistiu firme e forte ao período de crescimento, que não é nada fácil e leva cerca de um ano e meio, fazendo cortes regulares e usando bons cosméticos. Hoje, com a cabeça 100% branca, ela está feliz da vida e, para a minha surpresa, diz que se sente ainda mais motivada a cuidar do cabelo e do rosto e a se maquiar, já que a pele bonita ajuda a reforçar o aspecto saudável que ela deseja passar”, conta o profissional.
Novos cuidados especiais
Vale lembrar que quem decide assumir os brancos não pensa em deixar de cuidar dos cabelos. Pelo contrário. “Oferecer uma aparência saudável é o benefício que esse consumidor mais deseja dos produtos de cuidados pessoais”, afirma a analista de beleza e personal care, da Euromonitor International, Ildiko Szalai.
Concorda com ela o cabeleireiro Marcelo Brito. “Como o fio tende a ficar rebelde e amarelar, é preciso acertar as linhas do corte a cada dois meses, em média, fazer hidratação profunda e usar cosméticos específicos em casa para deixa-lo amolecido, macio, com brilho, bom caimento e uma tonalidade ‘limpa’. Regra geral, recomendo alternar o uso de xampu hidratante com xampu silver, também chamado de desamarelador, aplicar máscaras e ampolas nutritivas e leave-in”, lista ele, que lembra ainda que o mercado já disponibiliza retocadores de raiz temporários, que saem com água e xampu, em versão spray e stick para quem deseja disfarçar os brancos até que eles cresçam e possam ser assumidos de vez.
Aline
26 de fevereiro de 2019 at 15:39Nossa muito boa essa matéria, sempre falo para todos ao meu redor que acho lindo cabelos brancos, mas a maioria não assume mesmo. Acho que quando a mentalidade começar a mudar, a tendência dos brancos se tornará uma febre, e muito linda por sinal.
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 18:58Muito obrigada querida Aline! Que bom que gostou da matéria!!
Lais Ramos
25 de fevereiro de 2019 at 22:23Show a matéria!
Tenho que confessar que meus fios brancos que não são poucos, apareceram quando eu tinha 17 anos. Herança genética do meu pai.
Quando nova, ainda me arriscava pintar de diversas cores, tons… Não pelos brancos, mas pela experiência de mudar o visual. Hoje com 30 eles são bem presentes rsrs
Não são só os homens que ficam charmosos com os cabelos grisalhos😉
Bjos Vera!
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 11:13Obrigada querida Lais!! Que bom que gostou da matéria!! Brancos ou multicoloridos, hoje estamos cada vez mais livres dos estereótipos e podemos experimentar o que der na telha, literalmente! Muito grata por seu comentário!
João Pedro Nogueira
25 de fevereiro de 2019 at 17:58Eu acho que mais do que assumir que os cabelos brancos chegaram, concordo com você que as mulheres tem que recebê-los com saúde, tanto emocional como psicológica. Eu acho que não é só uma questão de assumir os cabelos brancos como fato, mas também que a mulher é capaz de se manter altiva em meio a todos os rótulos que a sociedade, que tanto assume erros atualmente, impôs.
Vera Golik
26 de fevereiro de 2019 at 11:38Verdade querido João! A ideia é mesmo essa! Que a mulher continue altiva e ativa, sempre. E que se goste cada vez mais sem seguir estereótipos ou rótulos! Hoje, se a mulher quiser assumir os fios brancos (que podem aparecer em qualquer idade) ela tem vários recursos para manter os cabelos bonitos e se sentir linda e poderosa! Muito grata por seu comentário tão pertinente!
Luciana Tierno
22 de fevereiro de 2019 at 08:24Muito show a matéria! Nada como estarmos em paz com cada fase de nossas vidas.
Vera Golik
22 de fevereiro de 2019 at 11:34Que bom que gostou querida Lu!! Vamos continuar nos esforçando para desenvolver matérias que nos valorizem em cada fase da vida e sempre!!
Nádia Santana
7 de fevereiro de 2019 at 12:41Vera Golik e Shâmia Salem escrevendo juntas só pode sair uma ótima matéria. Duas ótimas jornalistas de beleza. Amei a matéria.
Vera Golik
7 de fevereiro de 2019 at 12:48Muito obrigada querida Nádia!!! Fico feliz que tenha gostado!! Vamos amar se você continuar a acompanhar as matérias aqui do Vera Bellezza!!
Rafaella
4 de fevereiro de 2019 at 17:42As mulheres precisam para de viver em padrões de beleza, impostos pela sociedade e assumir sua beleza natural.
Excelente materia, parabéns.
Vera Golik
4 de fevereiro de 2019 at 18:44Verdade, querida Rafa! Concordo totalmente com você. Temos que parar de tentar seguir padrões e valorizar cada vez mais a beleza única de cada uma de nós. Obrigada por seu comentário!
Carol Zetula
3 de fevereiro de 2019 at 09:07Oi Vera. Pra mim, cabelos brancos sempre foram um problema. Eles comecaram aparecer por volta de 22 anos!! Isso significa que uso tintura regularmente há 20 anos!!! Mas ainda não consigo me livrar dela, penso que o cabelo branco me.envelheceria demais, penso que ainda é cedo pra deixá-los à mostra…
Penso também que os cabelos brancos dao trabalho pra ficarem bonitos, só trocaria o trabalho de pintar pelo trabalho de cuidar… Será vantagem neste caso?
Vera Golik
3 de fevereiro de 2019 at 17:33Você tem certa razão, querida Carol. Na verdade, os cabelos brancos também precisam de cuidados para não ficarem amarelados, rebeldes e aí sim darem uma impressão de descuido. Por isso, essa escolha tem muito mais a ver com o momento de cada pessoa – não com a idade. Há pessoas mais jovens e outras “jovens há mais tempo” que resolveram adotar os brancos por gostarem do novo estilo. E na maioria desses casos não ganham uma aparência envelhecida. De qualquer forma, sempre vamos precisar nos dedicar para que os fios fiquem brilhantes e com aparência de bem cuidados, sejam eles coloridos, naturais ou com luzes. Talvez, no seu caso, você pode ir pensando com calma, e ir conversando com seu cabeleireiro, deixando algumas mechas brancas para, no futuro, experimentar se os cabelos brancos combinam com você e se iriam se tornar uma moldura perfeita para o seu rosto. Como você mora na praia e é linda por natureza, deve levar tudo isso em conta na hora da sua opção. Muito grata por seu comentário, querida Carol!!
Roberto Sambi Colotto
3 de fevereiro de 2019 at 04:34Linda matéria, minhas amigas mais vaidosas estão aderindo ao cabelos brancos! Acabei de compartilhar!
Vera Golik
3 de fevereiro de 2019 at 17:23Obrigada por seu comentário e por ter compartilhado com suas amigas, querido Roberto! Essa é uma tendência – a de assumir a beleza que se quer ter – que veio para ficar! E que nós do Vera Bellezza estaremos sempre apoiando. Afinal, verdadeira beleza é a que não segue a moda, nem estereótipos, mas ajuda a pessoa a sentir bem e se cuidar cada vez mais por ser uma prova de autoestima, e porque se ama!!
Christina
2 de fevereiro de 2019 at 18:49Adorei!
Vera Golik
2 de fevereiro de 2019 at 19:53Muito obrigada Christina! Fico feliz que tenha gostado da matéria!
Gyselda Nayra Silva Barreiros
1 de fevereiro de 2019 at 20:18Muito boa a matéria😍😍😍😘😘
Vera Golik
2 de fevereiro de 2019 at 19:53Obrigada Gyselda!! Fique atenta que logo teremos outras matérias bem interessantes!
Ronaldo Luiz Rissetto
1 de fevereiro de 2019 at 15:52Um assunto que não representa mais uma polemica, ao contrario traz uma nova perspectiva de beleza à mulher de cabelos naturais, e também aos homens, claro. Em reunião recente, num gabinete executivo, confirmamos que 3/4 dos participantes, homens e mulheres, possuíam o cabelo , branco e grisalho. Detalhe maior: um rapaz de 42 anos, e uma moca de 40 anos, estavam ao chamado “natural”, e confesso de look agradável.
Sandra Mayumi
1 de fevereiro de 2019 at 11:57Que incentivo à beleza orgânica, com cuidados e vaidade sim.
Um brinde à liberdade das leves escolhas que a maturidade traz.
Ouvi uma linda e respeitada mulher em seu aniversário dizer: Hoje aos 65, me dou o luxo de escolher onde, como e com quem desejo compartilhar meu precioso tempo; à isso incluo a conquista desses meus lindos cabelos brancos!
Um dia terei os meus e com as dicas desses cuidados, já me vislumbro ainda maia bela, daqui uns anos.
Gratidão pela matéria. Parabéns!
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 14:57Maravilhosa reflexão querida Sandra! Foi essa mesmo nossa intenção, fazer com que as pessoas se sintam livres para escolher e viver plenamente as várias nuances da verdadeira beleza, sem idade, sem regras, sem estereótipos!
Daniela scaciotta goncalves
31 de janeiro de 2019 at 17:48Amei a matéria… si da não estou nessa fase, mas tenho certeza que vou deixar os meus brancos… acho lindo e muito chique. Parabéns pela matéria.
Vera Golik
1 de fevereiro de 2019 at 15:34Que bom que gostou da matéria, cara Daniela! Isso mesmo, já vai se preparando para curtir as várias fases da vida, porque se nos cuidarmos e nos amarmos seremos sempre belas e verdadeiras!
Denise
31 de janeiro de 2019 at 14:31Muito interessante este texto sobre as madeixas brancas! Ameiii!! Muito se cultua a cultura de que deixar os brancos naturalmente é um sinônimo de desleixo. O que não é verdade, pelo que li neste texto, muito pelo contrário!!! É, sim, um estímulo para cuidar mais de si, como um todo e não só o cabelo.
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 14:36Olá querida Denise! Muito grata por seu comentário. É exatamente isso: o desleixo está em não nos cuidarmos. Podemos escolher a cor que quisermos para os nossos cabelos – ou simplesmente deixar os fios brancos. Não importa que escolha fazemos, sem seguir estereótipos, mas pensando no que nos faz nos sentir bem, em paz conosco mesmas, é o que nos fará também nos sentir bonitas! Fique sempre conosco aqui no Vera Bellezza para saber mais sobre a Verdadeira Beleza, que traz tudo de Belo (em sua concepção e criação), tudo de Bom (que tem qualidade e ética) e tudo que é do Bem (que contribui de alguma forma para um mundo melhor e mais humano).
Marta
31 de janeiro de 2019 at 10:02Ah, que matéria ótima… Um incentivo para quem está querendo deixar as madeixas brancas crescerem livres. Adorei. <3
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 11:24Obrigada querida Marta!! Vamos pensando no assunto, quando for o nosso caso, não é mesmo? Até lá, seguimos incentivando quem é linda do jeito que decidiu ser!
Eloah
31 de janeiro de 2019 at 00:41Gostei desta perspectiva. Quando tiver mais coragem, assumirei o grisalho!
Vera Golik
31 de janeiro de 2019 at 11:26Obrigada por seu comentário querida Eloah! A ideia é exatamente essa: nos deixar sempre e cada vez mais livres para decidirmos ser o que desejamos. E assim, se cuidando e se amando seremos cada vez mais belas e livres!
Leila Xavier Harnebach
30 de janeiro de 2019 at 21:43Maravilhosa matéria!. Irei compartilhar!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 22:54Obrigada querida Leila! Que bom que gostou da matéria!
Sonia
30 de janeiro de 2019 at 18:52Que legal!! Eu ainda não tenho cabelos brancos ainda, mas acho um charme quando as pessoas assumem seus cabelos brancos!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 22:58Obrigada por seu comentário, querida Sonia! Eu já tenho muitos cabelos brancos e estou caminhando para assumí-los logo logo!
Tania Mary Gomez
30 de janeiro de 2019 at 18:52Quando penso em cabelos brancos assumidos, ainda não tenho coragem!
Minha mãe assumiu aos 90 anos, sigo o caminho.
Acho lindo!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 23:35Obrigada pelo comentário, querida Tania! Eu também estou adiando o dia em que vou assumir os brancos… Minha mãe também aderiu depois dos 80. Mas é lindo quem assume e cuida deles, não é?
Cris
30 de janeiro de 2019 at 16:41Olá, uma cabeleira branca bem tratada é muito classuda! Apoio essa ideia, mas depende de como cada um se sente.
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 16:46Verdade querida Cris!! Eu também acredito nisso. Principalmente na liberdade de cada um escolher o quiser, sem se preocupar com estereótipos ou imposições da moda. Vera Bellezza, acredita na verdadeira beleza que preconiza essa liberdade de escolha!! Muito grata por seu comentário!
Leda Harada
30 de janeiro de 2019 at 16:31Adoraria assumir os brancos, acho bem bacana e prático !!!
Ficaria livre das tinturas !!! 🤗
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 16:37Eu também querida Leda! Ainda não assumi, mas logo logo quem sabe… Muito grata por seu comentário!
Solange Aparecida de Moura
30 de janeiro de 2019 at 16:10Adorei a matéria. Parabéns! Amo os meus cabelos brancos. Durante anos, usei tintura na cor preta e deixá-los sem tintura foi um grande desafio. De verdade, foi a melhor coisa. Liberdade total de assumir meus cabelos brancos e ser feliz. Envelhecer é inevitável, ficar velha é opção.
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 16:36Totalmente verdadeiro querida Solange! Você para mim é um exemplo!! Em vários “departamentos”! E nesse dos fios brancos também. Ficou ainda mais bonita! Podemos envelhecer na idade cronológica, mas nossa essência pode se manter jovem sempre. Você é esse exemplo de força, alegria e jovialidade!
Gisele Lozovoi
30 de janeiro de 2019 at 16:09Poder assumir os branquinhos e uma sanção de liberdade
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 16:33Verdade Gi querida!! Que bom que gostou! Obrigada por comentar!
Andrea
30 de janeiro de 2019 at 14:14A melhor coisa na vida, eu acredito, é ter um ótimo senso de boa autoestima! Se seu cabelo branco te der mais beleza e personalidade, vamos celebrar mais esta vitória! Obrigada pela excelente matéria Vera!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 14:25Sim, isso mesmo!! Vamos celebrar a verdadeira beleza, a que valoriza as escolhas de cada um e cada uma!! Muito grata por seu comentário!
Denise Alves
30 de janeiro de 2019 at 12:48Achei super bacana a matéria!!!
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:33Obrigada querida!!
Flávia
30 de janeiro de 2019 at 12:46Acho que quem assume os fios brancos tem que ter mta personalidade, atitude e realmente cuidar mto bem para mantê-los tão lindos qto os tingidos…
Eu ainda não estou nesse nível, mas acho lindo e admiro mto quem assumiu os brancos para o mundo! =)
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:34Verdade Flávia! Eu ainda não consegui assumir os meus brancos, mas logo logo, quem sabe… Adoro quem escolheu essa opção e sabe cuidar bem deles!
Mariza
30 de janeiro de 2019 at 12:26Olá! Usei luzes a vida toda, agora aproveitando à dica vou aderir também! Obrigada! Bjs
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:37Muito obrigada querida Mariza! Vamos juntas experimentar coisas novas que nos façam nos amar ainda mais!!
Flavia
30 de janeiro de 2019 at 12:22Olá Vera!!
Muito interessante essa matéria sobre os “fios brancos” porque o que vimos durante toda o tempo foram mulheres sempre correndo atrás de cobrir os temidos fios!!! E hoje me pego andando pela ruas e apreciando como algumas mulheres já estão adeptas do branco e estão lindas !!!
Sua matéria é muito rica de detalhes, pesquisas, exemplos… muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:41Obrigada querida Flávia!! É verdade!! Eu vejo mulheres lindas que assumiram os brancos, sem medo. Mais uma prova que não temos que nos sujeitar aos estereótipos ou imposições da moda, não é mesmo?
Anny Yamauti
30 de janeiro de 2019 at 12:21Olá querida, amei a matéria.
Realmente não é fácil aceitar certas mudanças, principalmente os branquinhos que insistem em aparecer.
Eu gostei bastante da matéria… até estou olhando para os fios brancos com mais naturalidade.
Bjs
Vera Golik
30 de janeiro de 2019 at 13:42Obrigada querida Any! É bem isso! Às vezes é difícil a gente se amar e perceber que existem caminhos para continuarmos lindas sem ter que ceder aos estereótipos ou imposições da moda. Eu também estou olhando para os meus muitos fios brancos e tomando coragem para deixá-los lindos e livres!!
Flávia Dambrauskas dos Santos
10 de janeiro de 2019 at 05:47Olá amiga!
Durante algum tempo usei luzes, porém o cabelo demanda muito cuidado para ficar bonito. Hoje meu cabelo está lindo e saudável. Além do que, meus brancos são meu orgulho, pois contam minha história. Eles me representam. Me sinto confiante e plena com este visual. Completo 44 anos em abril.
Vera Golik
10 de janeiro de 2019 at 11:18Querida Flávia, Obrigada por seu comentário. É muito bom quando podemos nos amar como somos e não deixar de nos cuidar e nos valorizar, sempre!! Espero que aproveite as dicas de Vera Bellezza! grande beijo!