Diversa & Bela!

* Por Vera Golik *

Homem ou mulher? Branco ou Preto? Bonita ou Feia? Na nossa sociedade ‘louca por rótulos’ costumamos julgar superficialmente as coisas de forma rasa: ‘se não é branco, então é preto’; ‘se não é bom, é mau’, ‘se não é bonito, é feio’. Essa forma infeliz de ver o mundo dá margem ao preconceito e fecha as portas para a imensa e quase insondável diversidade que existe no mundo.

Vamos pensar juntos: o que faz uma canção mais bela? O que nos emociona numa linda obra de arte? O que nos faz admirar alguém? Certamente são aspectos diferentes que tocam cada um de nós, seja pela obra ou pela pessoa, são as milhares de nuances que libertam e não nos aprisionam em moldes ou modismos.

Neste editorial de Beleza – fotografado por Paschoal Rodriguez – reunimos uma série de pessoas diversas e lindas – no nosso ponto de vista, é claro! Como disse Paschoal: A ideia é enxergar as pessoas sem padrões. Reforçar o que cada um quer passar: ser forte, frágil, intensa… tudo é possível quando não ficamos presos a estereótipos. Enfim, pessoas belas, principalmente porque para além de suas aparências físicas – que podem agradar uns e outros nem tanto – nos tocam por serem seres humanos com histórias únicas, de quem venceu barreiras, acreditou em seu potencial, se libertou de preconceitos e soube se posicionar nesse mundo cada vez mais plural.

A ideia aqui é inspirar esse olhar mais inclusivo, para que você encontre o seu caminho da beleza, sem fronteiras nem limites, onde tudo e todos tem oportunidade, voz e espaço para brilhar.

Com os movimentos contra a ditadura da beleza, contra os estereótipos e à favor da diversidade de gênero e de raças e da pluralidade de visões de mundo, podemos dizer que estamos caminhando para uma época em que as pessoas serão julgadas pela força de seu caráter, e não pela sua cor de pele, por suas crenças ou por sua identidade de gênero. Assim VERA BELLEZZA acredita e espera que esta época se apresente em breve. Bem-vinda a época Diversa & Bela.

BEAUTY FOR ALL

Curta as histórias de cada modelo e aproveite as dicas de beleza do make up artist Luis Cambuzano e do hair stylist William Cruz, ambos da agência Amuse Beauty Artists nas legendas de cada foto! Inspire-se!

Bruna Di

Bruna tem 19 anos, nasceu em Salvador. Venceu o próprio preconceito. “Eu me achava muito magra. Nessa vida cheia de rótulos, a gente tem que ter muito foco. Eu me aceitei. Sou modelo e amo o que faço”. A prova disso está na versatilidade de Bruna que se transforma e incorpora a personagem que quiser. O que ela nunca perde: o olhar de menina e o sorriso aberto, seus maiores atributos.

Make No rosto, base para uniformizar o tom da pele e um tom divertido de blush rosa das maçãs até às têmporas. Nos olhos, máscara preta nos cílios e nos lábios, batom cremoso cor de boca. Produtos da Make Up For Ever.
Hair No cabelo, a forma natural sobressai e o ativador de cachos da Amend aumenta o realce.

Make Camaleoa, Bruna se transforma e ganha um look provocante com a pele uniformizada com base e toques de luz com iluminador em bastão. O brilho do ouro está no blush, no gloss e surpreendentemente no traço feito com delineador cremoso dourado, saindo bem do meio da pálpebra para além da linha das sobrancelhas, até o meio das têmporas. Produtos da Make Up For Ever.

Hair O visual ‘seventies’, com muito volume e bem gráfico, reedita o cabelo black power. Para dar esse efeito, primeiro foi aplicado o protetor térmico e depois feita a escova, com escova Tangle Teezer e secador Taiff. Para finalizar e manter o cabelo armado, spray de fixação com produto da Lowell.

 

 

 

 

 

 

 

Beatriz Sousa

Paulistana de 17 anos, Bia nasceu na Zone Leste de São Paulo e desde os 11 anos de idade faz teatro. Aos 14 anos foi abordada por alguém da agência OXYgen no Metrô que disse que ela tinha tudo para ser modelo. “Eu achei ótimo. Não ligo para a opinião dos outros. Aproveitei a oportunidade e há dois anos que sou modelo profissional. Já viajei pelo mundo, morei até na China, onde trabalhei por quatro meses. Continuo estudando e consigo conciliar tudo”, conta a menina que valoriza suas opiniões e segue o seu caminho.

Make No rosto, base suave apenas para uniformizar e realçar o tom da pele; no olhos, sombra marrom reforçando todo o contorno e máscara preta nos cílios. Brilho cor de boca nos lábios. Produtos da Make Up For Ever.
Hair Para realçar os cachos naturais do cabelo de Bia, o cabelo foi lavado e secado com difusor. Depois, com a escova seca, sem nenhum produto, o cabelo ficou mais armado e livre. Para finalizar, pomada da Itallian Hair Tec para reduzir o excesso de frizz dos fios.

Ariella Moura

Uma menina Trans. É assim, com orgulho e sem embaraço, que a mineira de 20 anos Ariella se define e conta sua história. Ela disse que caiu de paraquedas no mundo da moda: “Desde que participei de um evento de moda, aos 17 anos, o Minas Trend, me encontrei nesse universo”. Ariella, assume sua identidade de gênero com maturidade e segurança e nos ensina a ter um olhar inclusivo, a não julgar e também inspira outras meninas como ela a se assumirem e serem sempre e antes de tudo felizes.

Make A bela sensual de Ariella foi realçada com uma pele leve – só um pouco de base e corretivo. Os lábios carnudos ganharam batom mate vermelho e um traço bem marcado, super gráfico, feito com delineador preto em gel, deixaram o olhar ainda mais feminino e sensual. Produtos da Make Up For Ever.
Hair Os cabelos longos e lisos ficaram ainda mais brilhantes após aplicar protetor térmico da Lowell e fazer um baby liss com modelador da Taiff para que os fios ganhassem ainda mais movimento.

Assista ao depoimento de Ariella Moura:

Isa Cruz

A menina de Salvador sempre se destacou por ser diferente. “Eu fazia minha roupas, gostava de inventar moda”. Hoje, aos 24 anos, é chamada para fazer desfiles de moda por todo o país e é muito feliz com sua capacidade de se transformar como uma verdadeira camaleoa.

Hair Seus cabelos ganham a cor que Isa tem vontade e podem ser usados soltos ou presos. A forma foi definida e realinhada com ativador de cachos da Amend. Para prender em estilo moicano: grampos e spray da Lowell. A pitada de humor fica com baby hair (ao antigo ‘pega rapaz’ dos nossos avós) feito e fixado com gel da Itallian Hair Tec.
Make Base e iluminador uniformizam e iluminam a pele. Os lábios carnudos ganham destaque delineados com lápis de boca preto em todo o contorno da boca e um toque de brilho no centro dos lábios. Delineador preto junto a raiz dos cílios superiores e várias camadas de máscara preta nos cílios para valorizar o olhar. Produtos da Make Up For Ever.

Assista ao depoimento de Isa Cruz:

Izabella Coutinho

Iza saiu de Caucaia, cidade perto de Fortaleza, no Ceará, para modelar junto com a irmã, mas enfrentou momentos difíceis: “Na escola sofri bullying por ser muito alta e magra, fora dos padrões. Enfrentei a depressão e tive até que trocar de colégio. Minha irmã ganhou um concurso de modelos e eu resolvi arriscar – fiz meu material com meu próprio celular e joguei na rede. Quatro agências em São Paulo me chamaram. As portas estavam se abrindo e mesmo sem condições, os amigos me ajudaram a viajar e seguir meu sonho. Estudei enfermagem e modelava para pagar meus estudos”. Hoje, Iza, com 21 anos, desfila com orgulho sua beleza exótica. “Gosto de ser diferente, de ser única, de ser eu mesma”.

Make A pele morena foi uniformizada com base. As sobrancelhas grossas ganharam destaque com gel. Na boca um brilho discreto, cor da boca, realça os lábios carnudos. Produtos Make Up For Ever.
Hair Nos cabelos úmidos, a Geleia da L’Oréal, dá um efeito ‘praia’ nos cabelos, com fios meio desalinhados, parecendo molhados por um bom tempo. O look suave fica ainda mais sexy e com movimento, ao deixar algumas mechas soltas emoldurando o rosto.

Ellen Pinaffi

Ellen veio de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Sempre foi aventureira e houve época em que se sentiu incomodada por ser alta e magra. “Aos 17 anos fui convidada para modelar. Nem salto alto eu tinha por vergonha da minha altura. Acabou dando certo e fui até para fora do país, trabalhar em Singapura. Tive que aprender tudo muito rápido. Foi meio assustador. Mas ainda bem que eu fui. Sempre tive o apoio da minha família. Hoje, eu amo minha imagem. Às vezes me acho bonita outras não, como todo mundo, mas não mudaria nada. Enfim, sou feliz”, conta Ellen do alto dos seus 23 anos.

Make A pele bem branca foi uniformizada com um toque suave de base e corretivo. As sobrancelhas grossas e bem desenhadas ganharam destaque com sombra colorida azul. Nos olhos, nada! Na boca um toque de cor bem discreto. Produtos da Make Up For Ever.
Hair A franja curta emoldura e realça o rosto forte de Ellen. Para aumentar o volume, um toque de mousse bem seco da L’Oréal concentrado na raiz dos fios. O produto também acentua o leve ondulado dos fios curtos que ficam bem naturais.

 

 

 

Make Num momento festa, o único toque de cor está no azul petróleo da sombra que cobre as pálpebras, seguindo para além da linha das sobrancelhas. Máscara preta para realçar os cílios e gloss nude, levemente rosado, nos lábios. Produtos da Make Up For Ever.
Hair O cabelo curto preso no alto da cabeça confere um ar sofisticado ao look. O topo da cabeça ganha mais volume, já os fios ondulados e a franja curta permanecem em destaque, como marca registrada de Ellen. Para dar a forma e fixar o penteado, sem deixar compacto e liberando o movimento dos fios, foi usada a pomada da Itallian Hair Tec.

Arthur Costa Oliveira

Arthur é de Floripa. O menino sempre admirou sua irmã modelo, mas nem imaginava que esse mundo também poderia ser para ele. “Eu era bem gordinho, cheguei a pesar 100 quilos. Com dieta e exercícios alcancei meu peso ideal. Passei por várias agências em minha cidade, até que um scouter (também conhecido como olheiro) me viu na praia e acreditou no meu potencial”. Tudo isso aconteceu em apenas um ano. Hoje, Arthur tem 17 anos, está muito feliz com sua imagem e com sua carreira, embarcando para uma etapa internacional. “Tem momentos que vejo o resultado dos trabalhos que faço e ainda me surpreendo – ‘quem diria que aquele menino que sofria bullying em função da sexualidade, chegaria até aqui’, às vezes me pego pensando”. Arthur, com seu estilo andrógino – e lindo! – enfrentou preconceitos e quebrou barreiras: usa maquiagem quando e onde quer e recebe convites até de quem não o escolhia como modelo para desfiles masculinos.

Make Neste ensaio a beleza natural de Arthur foi realçada sem muitos artifícios. Apenas base leve e corretivo para uniformizar e hidrantar a pele. Um toque de iluminador em bastão e hidratante labial nos lábios. Produtos da Make Up For Ever.
Hair Os cabelos longos ficaram ainda mais brilhantes e com aspecto natural, usando primeiro um protetor térmico da Lowell e depois um realce nas ondas e no movimento com baby liss com modelador da Taiff.

 

 

 

 

Diversa & Bela!

Imagens Paschoal Rodriguez

Model@s tod@s da Agência OXYgen Models; exceto Ariella Moura, da Agência Ford Models

Beauty Amuse Beauty Artists Hair William Cruz Make Up Luis Cambuzano

Styling/Moda Fashion Agency – Agência Tout, by Diogo Brasiliano e Isabella Esteves Produção Lucas Rodrigues