Cafeína no rosto? Sim!

O ativo, que é figurinha carimbada nos cosméticos anticelulite, para redução de medidas e de gordura localizada, agora é usado também em produtos para o rosto e para a região dos olhos. Entenda o que a sua beleza pode ganhar com isso…

Vera Golik e Shâmia Salem

Queridinha dos dermatologistas, a cafeína é usada na estética há mais tempo do que a amada vitamina C. “O principal atrativo desse ingrediente extraído do café está no fato dele ter ação lipolítica, evitando que uma enzima chamada fosfodiesterase interfira na ação do hormônio lipase de promover a lipólise. Traduzindo: a cafeína favorece a quebra da gordura que está dentro das células, o que faz com que elas diminuam de tamanho, deixem de pressionar os tecidos, as fibras de colágeno e de elastina e os capilares sanguíneos. Como resposta, a circulação volta a fluir, a pele se nivela outra vez e perde as ondulações características da celulite”, descreve a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro.

Esse mesmo efeito, de diminuir a gordura e o inchaço e melhorar a circulação sanguínea, também pode acontecer no rosto e na região dos olhos. “Some a isso a ação antioxidante que a cafeína tem, sendo capaz de proteger o DNA das células da pele contra agentes agressores, entre eles o sol. Outra vantagem é que a cafeína não provoca reações na pele, tendo seu uso seguro”, completa o farmacêutico Maurício Pupo, de Campinas (SP).

Quer usar?

A cafeína pode ser manipulada numa concentração de até 8%. Caso contrário, há o risco dela cristalizar. “Para potencializar o efeito, o ativo pode ser combinado com outros ingredientes, caso de um peptídio ou de um silício orgânico, que vão favorecer ainda a hidratação e estimular o colágeno, por exemplo”, diz a dermatologista Sara Bragança.

Mas, para quem prefere cosméticos industrializados, também há boas opções. Como estas:

Pré Peeling de Café, Samana Cosmética Dermatológica

O kit traz um esfoliante, para afinar a pele e favorecer a ação dos outros produtos que serão aplicados na sequência, caso da máscara de biomassa de café, que hidrata a fundo, amacia e revitaliza a pele; e o sérum renovador à base de óleo de café e ácido hialurônico, para deixar o rosto mais uniforme e iluminado.
www.samana.com.br

Gel Hidratante Matificante 5 em 1 Café Verde, L’Occitane au Brésil

Com fórmula desenvolvida para a pele da brasileira, mesmo tendo óleo de café em sua composição o gel é levinho e refrescante. Ainda hidrata e controla a oleosidade até o fim do dia.
loccitaneaubresil.com.br

Ilumineé, Bel Col

Trata-se de um creme para a área dos olhos elaborado com cafeisilane, um silício orgânico saturado em cafeína com o poder de combater as bolsinhas sob os olhos.
belcol.com.br