Água termal, dermatológica ou micelar?

por Vera Golik e Shâmia Salem

Como o trio – água termal, água dermatológica e água micelar – caiu no gosto dos dermatologistas, entrevistamos a doutora Sara Bragança, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, para explicar a diferença entre elas. Saiba mais sobre como e quando usar cada uma dessas águas. Além de cuidar bem da pele, aproveite para se refrescar nos dias mais quentes!

ÁGUA TERMAL

O nome já dá boas pistas do que ela tem de diferencial: por ser retirada de termas, é riquíssima em minerais, que ajudam a hidratar e reequilibrar a pele. Como ela não remove nem borra a maquiagem, há quem use para se refrescar sem correr o risco de acabar com a produção, o que é ótimo para evitar que o aumento da temperatura cutânea intensifique ou desencadeie manchas. Vai viajar? A doutora Sara dá a dica: “Também aconselho usar durante voos longos, para conter o ressecamento e a sensação de repuxamento no rosto devido ao ar condicionado do avião”. Outro bom uso é como pós-sol e depois de algum procedimento dermatológico, como laser ou peeling.

Boas opções:

ÁGUA DERMATOLÓGICA

Ficou conhecida como a evolução da água termal por também conter minerais, porém, a diferença está na formulação enriquecida com vitaminas e outros ativos com efeito calmante, anti-inflamatório, hidratante e regenerador. Por isso a água dermatológica pode ser usada antes da maquiagem, como uma preparação da pele, e também depois de lavar o rosto, para reequilibrar a hidratação, a maciez e o brilho natural da pele.

Boas opções:

ÁGUA MICELAR

A grande sacada desse tipo de produto está na capacidade de formar micelas, que são minúsculas partículas que conseguem absorver sujeiras e gorduras da pele. Elas absorvem: sujeira, poluição, oleosidade, maquiagem e filtro solar. Daí a explicação para a água micelar ser tão bem aceita por quem tem pele oleosa ou sensível e por quem gosta de loções levinhas que não deixam resíduos ou o toque pegajoso. Se não tiver álcool na composição, ela pode ser usada até na área dos olhos, para remover máscara de cílios e delineador à prova d’água.

Boas opções: